Governo garante segurança da carne a diplomatas árabes
Por iniciativa da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniram nessa quarta-feira (22), em Brasília, com o Conselho dos Embaixadores Árabes para prestar esclarecimentos sobre a qualidade das carnes produzidas e exportadas pelo País.
No encontro, o secretário de Relações Internacionais do Ministério, Odilson Luiz Ribeiro e Silva informou que “até o momento, do ponto de vista da investigação no âmbito do Ministério, não há nenhuma ação que possa indicar riscos na certificação dos alimentos vendidos lá fora ou no mercado interno”. O Mapa distribuiu documento com dados técnicos aos diplomatas e se comprometeu a mantê-los informados sobre os desdobramentos do caso.
“A maior parte do Conselho participou da reunião e as explicações foram satisfatórias”, disse o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben. Além dele, participaram do encontro diplomatas da Arábia Saudita, Argélia, Egito, Mauritânia, Iraque, Marrocos, Kuwait, Omã, Líbano, Sudão e Líbia. “Houve debate e perguntas, e o secretário distribuiu um documento confirmando que não existe nenhum risco sanitário nos alimentos”, afirmou Alzeben.
A abertura de um canal de diálogo entre o Mapa e os embaixadores árabes foi vista como muito positiva pelos participantes. “Promover esta integração faz parte da missão da Câmara Árabe”, disse o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.
Presente ao encontro, Hannun explicou que Câmara Árabe sugeriu a realização do encontro, uma vez que havia se comprometido a buscar esclarecimentos sobre a questão e manter seus associados e parceiros informados. Segundo ele, “o Ministério ficou de manter a entidade e as embaixadas informadas do desenrolar do caso e a Câmara providenciará a tradução dos documentos para o árabe e fará o seu repasse às representações diplomáticas”.