Ligeira alta de preços da carne bovina sem osso no atacado em dezembro

Publicado em 14/12/2015 07:48

Mesmo com os salários regulares, décimo terceiro e proximidade das festas de final de ano, o comportamento do mercado indica que não houve o estímulo esperado para as vendas de carne bovina nesse período.

Desde o começo de dezembro os preços subiram 0,6% no atacado. A oferta restrita de boiadas é outro fator que deveria ajustar o mercado de carne com a demanda existente.

Em relação ao ano anterior, no mesmo período, os cortes de traseiro tiveram valorização de 13,8%, três pontos percentuais acima do IGP-DI acumulado no período.

Os cortes de dianteiro, de menor valor agregado, ficaram 28,2% mais "caros". É o retrato do cenário macroeconômico atual. Consumidor em busca de redução de custo.

As exportações, que davam sinais de melhora com a situação cambial, com aumentos em novembro, perderam força, pelo menos por enquanto.

O resultado da primeira semana de dezembro, segundo o MDIC, indica um recuo de 0,3% no volume embarcado, em relação ao mesmo período de 2014. Ruim para o pecuarista, que vê reduzir a pressão de compra de matéria-prima.

Já para a indústria, o preço médio da tonelada exportada diariamente subiu 19,0% em função da variação cambial, frente a dezembro de 2014. Em dólares, o preço caiu 17,0%.

A expectativa segue de uma recuperação para o mercado interno nas próximas semanas.

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tilápia/Cepea: Preços sobem em abril, mas oferta elevada limita aumento Tilápia/Cepea: Preços sobem em abril, mas oferta elevada limita aumento
Venda de carne bovina do Brasil aos EUA dispara apesar de tarifas, diz Abiec Venda de carne bovina do Brasil aos EUA dispara apesar de tarifas, diz Abiec
Mercado brasileiro de proteínas animais não deve sofrer impactos diretos por encontro entre EUA e China
ABPA e ABIEC reforçam presença na Ásia com novo escritório
Exportações e produção industrial da Alemanha aumentam em março antes de tarifas
Regional Sindical reforça mobilização estadual da Fetag-RS em defesa dos agricultores