Grupo técnico de sanidade da CNA debate brucelose, tuberculose e influenza aviária

Publicado em 02/10/2015 17:39
A reunião ocorreu na sede da Confederação, em Brasília, como forma de traçar metas para prevenção e implementação de medidas de segurança em relação às doenças em território nacional

Brasília (02/10/2015) – A sanidade animal é importante e estratégica para qualquer país, principalmente para aqueles que, como o Brasil, são líderes na produção de alimentos. As notícias da ocorrência de doenças como a febre aftosa, brucelose, tuberculose, mal da vaca louca e gripe aviária, causam prejuízos ao comércio mundial e preocupação à saúde pública.

Para a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a intensificação da temática é de extrema importância, tanto para os produtores rurais, quanto para a sociedade, por isso o Grupo Técnico de Sanidade da CNA se reúne com frequência para debater o assunto junto às entidades do setor, representantes das federações estaduais de agricultura e pecuária e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Segundo o coordenador do grupo, Altino Rodrigues Neto, a uma preocupação geral nos estados brasileiros em relação às doenças. “Essas reuniões nos possibilitam trocar experiências e as mais variadas sugestões para combater e prevenir as enfermidades que atrapalham o rendimento dos produtores rurais”, observou.

Para o secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Décio Coutinho, a troca de informações entre todos os membros do Grupo Técnico de Sanidade possibilita o compartilhamento de ideias e o desafio de vencer os entraves do setor. “As melhorias só começam aparecer quando há um trabalho em conjunto entre o setor público e o privado”, finalizou.

Na reunião que ocorreu, nesta quarta-feira (30/09), o Grupo debateu sobre a situação da influenza aviária no mundo e os mecanismos de prevenção para que a doença, que nunca ocorreu aqui, não entre no Brasil. O Coordenador do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), do MAPA, Bruno Pessamilio, e o representante da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Mendes, apresentaram a situação dos estados quanto a implementação das medidas de biossegurança na avicultura com foco na prevenção. Foi concluída também, aminuta com as contribuições do Grupo de Sanidade sobre o Projeto de Instrução Normativa do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), o qual se encontra em consulta pública até hoje, dia 02/10/2015.

Estiveram presentes na reunião também o Diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Marques, e o Coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), Plínio Lopes, ambos do MAPA.

Tags:

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tilápia/Cepea: Preços sobem em abril, mas oferta elevada limita aumento Tilápia/Cepea: Preços sobem em abril, mas oferta elevada limita aumento
Venda de carne bovina do Brasil aos EUA dispara apesar de tarifas, diz Abiec Venda de carne bovina do Brasil aos EUA dispara apesar de tarifas, diz Abiec
Mercado brasileiro de proteínas animais não deve sofrer impactos diretos por encontro entre EUA e China
ABPA e ABIEC reforçam presença na Ásia com novo escritório
Exportações e produção industrial da Alemanha aumentam em março antes de tarifas
Regional Sindical reforça mobilização estadual da Fetag-RS em defesa dos agricultores