MT: Exportação de carne suína recua 36,89% nos três últimos meses

Publicado em 11/04/2012 10:30 e atualizado em 11/04/2012 12:23
De acordo com informações da Abipecs, as exportações de carne suína do Mato Grosso recuaram cerca de 36,89% nos últimos três meses. No período, foram exportados 2.767 toneladas contra 4.385 (t) no primeiro trimestre passado de 2011.

O embargo da Rússia continua limitando as negociações de forma expressiva, já que o país é o principal mercado para a carne suína brasileira e já foi alvo de cerca de 90% da exportações de Mato Grosso.

A Rússia voltou a comprar de alguns frigoríficos, porém, nenhuma das 22 indústrias embargadas em Mato Grosso, sendo três de suínos, está na lista. "Esse fechamento do mercado russo impactou muito a exportações do Estado, tendo em vista que a maioria do que é produzido fica no mercado interno agora", explica o gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca.

No Rio Grande do Sul, as exportações de carne suína também apresentaram baixa nos três primeiros meses do ano, a exemplo do que vinha ocorrendo nos últimos meses de 2011.O volume exportado no período teve queda de 13% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com informações da Folha do Estado.

Tags:

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Mais de 100 dias após as enchentes, pecuária gaúcha sofre desde escassez de recursos para reconstrução até dificuldades com pastagens
Itaú BBA vê empresas de processados como potenciais alvos para JBS
Abates de bovinos, suínos e frangos crescem frente ao mesmo período do ano anterior, aponta IBGE
Webinar da Faesc aborda mercado de carnes e situação econômica global
China pretende controlar produção de laticínios e carne bovina, já que vendas fracas afetam preços
Proposta define regras para rotulagem da carne bovina