Colheita do café conilon está no fim no ES

Publicado em 10/08/2011 08:05
Depois da chuva a paisagem mudou, o principal produto agrícola da região ganhou pétalas brancas.

Se para nós a florada do café encanta pela beleza, para o produtor, a quantidade de flores é a esperança de uma boa safra no ano que vem. E é justamente nesta época que o agricultor deve investir em tratos culturais na lavoura. “Irrigar, adubar, pulverizar, fazer adubação foliar para a planta ficar forte e segurar a flor são alguns procedimentos recomendados”, explica o produtor rural Marcos Tessarolo.

Em Rio Bananal, no norte do Espírito Santo, as primeiras flores do café já desabrocharam. Em todo o município são cerca de 15,8 mil hectares plantados com café.

Mesmo com os ramos cheios, o café ainda deve florar mais duas vezes. O período da floração começou agora e vai até o mês de outubro. Quando a flor cai, é possível ver os pontinhos amarelos menores que um grão de arroz: é o café que já começa a se formar.

Em uma lavoura toda florida, o café vai produzir pela primeira vez no ano que vem. Na propriedade de Moacir Savernini são mais de 80 mil pés. O produtor garante que olhar a planta bonita é de alegrar qualquer um. “É só olhar e adubar, que está garantida a colheita”, diz. Uma boa florada indica que a produção deve ser boa.

Tags:

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café seguem voláteis em meio a especulações sobre o tamanho da safra 2025/26
Café: preço do arábica avança no início da tarde desta 3ª feira (14) diante estimativa de queda de 11% na produção de 2025
IBGE estima queda de 6,8% na safra de café 2025 do Brasil
Preços do café seguem em lados opostos nas bolsas internacionais no início desta 3ª feira (14)
Mercado do café termina sessão desta 2ª feira (13) com movimentações mistas nas bolsas internacionais
Primeiros dias úteis de 2025 registram aumento de mais de 80% na média diária do faturamento de exportação do café torrado
undefined