Café: Safras estima colheita 2011/12 no Brasil em 61%

Publicado em 19/07/2011 09:23
“O produtor está bem capitalizado e quando precisa de dinheiro vende pouco café, em função do preço mais alto”, diz Gil Barabach, analista sênior da Safras & Mercado.
A colheita de café da safra brasileira 2011/12 está em 61% do total a ser produzido, até 13 de julho. O número faz parte do levantamento  semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. A colheita está atrasada em relação a igual período do ano passado, quando 63% da safra  2010/11 estava colhida. Na semana anterior a colheita estava em 55%.

 Tomando por base a estimativa de Safras para a produção de café do Brasil em 2011/12, de 47,7 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram  colhidas 29,26 milhões de sacas (61%).

No mercado físico interno, comprador e vendedor estão distantes. "A safra avança e o fluxo de negócios não lembra uma entrada de safra. Bem diferentemente do ano passado, onde a agressividade do comprador encontrava um vendedor receptivo, o que favorecia um bom fluxo de negócios. O produtor está bem capitalizado, diante das boas vendas no ano passado. E quando necessita de caixa precisa colocar um volume menor de café à venda, por conta do preço mais alto", avaliou o analista de Safras & Mercado, Gil Barabach.

Tags:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A verdade é rastreável: Cerrado Mineiro lança campanha para proteger autenticidade dos cafés da região
Safra brasileira adiantada pressiona cotações e arábica encerra na casa dos 230 cents/lbp
Café: Arábica perde mais de 400 pontos e robusta quase US$ 100 por tonelada
Café: Colheita do Brasil avança e reflete em novas baixas em Nova York e Londres
Colheita de café 24/25 do Brasil avança a 81%, diz Safras
Café: Produtor é cauteloso, mas participa bem do mercado; volatilidade deve permanecer no médio prazo