Café nacional terá a mesma qualidade do exportado

Publicado em 22/02/2011 09:26
Ministério da Agricultura estabeleceu mudança, válida a partir desta terça-feira
O Ministério da Agricultura estabeleceu novas regras para monitorar a qualidade do café. O produto vai ser fiscalizado também depois de torrado e moído. Até então, somente os grãos passavam pela classificação. Com a mudança, o governo federal quer definir um novo padrão de qualidade para o consumidor. Agora, o grão de impureza não poderá ultrapassar 1% do peso final do produto, como já ocorre no produto exportado.

A alteração foi determinada pela instrução normativa 16, que já está em vigor. Para fazer valer a norma, falta a formação de novos profissionais para o serviço de fiscalização, que será feito através da coleta e análise de grãos nos pontos de venda. Novos cursos serão oferecidos para que isso aconteça o mais rápido possível. A Ufla (Universidade Federal de Lavras) é uma das instituições que oferecem laboratórios aptos à capacitação dos fiscais.

O Brasil é o maior produtor da café do mundo e exporta para países como Alemanha, Itália e Japão. Dentro do país, o consumo médio é de 4,3 quilos de café torrado e moído por habitante ao ano.

O especialista Alselmo Magno de Paula lembra que o respeito ao consumidor vai muito além de uma questão de gosto.

"A gente não pode esquecer que o café é um alimento. Um café de qualidade superior traz mais nutrientes que um café de baixa qualidade".

Tags:

Fonte: EPTV

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: preços do arábica encerram a sessão desta 5ª feira (26) com baixas devido ao aumento no nível dos estoques certificados
Preços do café recuam na bolsa de NY em movimento de ajustes no início da tarde desta 5ª feira (26)
Café: preços do arábica iniciam sessão desta 5ª feira (26) com altas moderadas
Comércio de café do Vietnã está calmo em meio a feriados, chuva prejudica colheita
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
undefined