Colheita do café em MG começou mais cedo por conta do clima

Publicado em 01/04/2010 08:04
Na fazenda de 450 hectares em Campo do Meio, no sul de Minas Gerais, a expectativa é colher 14 mil sacas. “Em relação ao ano passado, a gente está com a colheita adiantada em 30 dias. A maturação adiantou um pouco mais”, disse Luiz Carlos Marques, gerente da fazenda.

A colheita mais cedo foi comemorada pela trabalhadora rural Helena Moreira. “Eu esperava para maio, quando é de costume a começar a apanha. Agora, começou mais cedo e é melhor ainda”, disse.

A colheita de café foi antecipada também em outras fazendas do sul de Minas. Um dos vários motivos está ligado ao clima.

“Ocorreram chuvas regulares em julho, agosto e setembro. Isso favoreceu muito o pegamento das flores na primeira florada”, explicou Cosme Vítor Louredo, agrônomo da Emater.

Na fazenda em Alfenas a safra esperada para este ano é de 1,2 mil sacas. São quase 400 a mais do que em 2009. Apesar do aumento na produção, administrador da fazenda Henrique Ladislau Ribeiro está desanimado com o preço baixo do produto. “Pelo preço que desde a florada até a época que estivar beneficiado, se for por em conta, vai bem mais da metade. Então, o lucro aos produtores é muito pequeno. Espero que melhore”, disse.

Pela primeira estimativa da Conab, o Brasil deve colher entre 45 e 48 milhões de sacas nesta safra.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café seguem voláteis em meio a especulações sobre o tamanho da safra 2025/26
Café: preço do arábica avança no início da tarde desta 3ª feira (14) diante estimativa de queda de 11% na produção de 2025
IBGE estima queda de 6,8% na safra de café 2025 do Brasil
Preços do café seguem em lados opostos nas bolsas internacionais no início desta 3ª feira (14)
Mercado do café termina sessão desta 2ª feira (13) com movimentações mistas nas bolsas internacionais
Primeiros dias úteis de 2025 registram aumento de mais de 80% na média diária do faturamento de exportação do café torrado
undefined