Conab esta sem caixa para o pagamento dos 224 milhões das opções de café
O Ministério da Agricultura confirmou que foram entregues 740.200 sacas no primeiro vencimento do contrato de opção de venda. De um total de 1 milhão de sacas foram exercidas 74% do total, o governo vai pagar R$ 303,50, um montante de R$ 224.650.700,00.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
“A Conab está sem caixa para fazer o pagamento dos contratos de opções”, esta é informação que a reportagem da News Cafeicultura, conseguiu junto a uma fonte do governo, segundo esta fonte “o congresso está votando um crédito suplementar para fazer caixa para o pagamento”.
Entenda o caso.
A Conab deveria ter efetivar o pagamento de 1 a 15 de dezembro 2009, para os cafeicultores e suas cooperativas, que exerceram o direito de vender o produto ao governo. Porém até o final da tarde desta terça-feira (15) a Conab não efetuou o pagamento aos produtores que fizeram compromisso com o dinheiro, que foi anunciado que já estava sendo pago pelo secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, Manoel Bertone, desde a segunda-feira (7).