Blend amargo: fortes altas nos preços do café chegaram na xícara do consumidor

Publicado em 12/12/2024 11:13
Empresas garantem que repasse é inevitável, e colocam em risco a demanda global

Nos últimos meses, o mercado cafeeiro vem trabalhando com fortes e constantes altas nas bolsas internacionais. Diante deste cenário, as empresas vendedoras de café vivem um momento de muito pressão, e uma vez que os preços da mercadoria não param de subir, o repasse ao consumidor final se tornou praticamentre inevitável.

De acordo com relatório da Pine Consultoria, nas últimas semanas o preço ao consumidor subiu 15% e já há notificações que ainda em dezembro subirá novamente entre 20% a 25%.

Segundo a Reuters, as indústrias torrefadoras de café 3Corações e Melitta já aumentaram, e aumentarão ainda mais, os preços no Brasil.  A 3Corações trouxe para o início de dezembro um aumento de 10% para seus produtos, e disse que aumentará em 11% a partir de  1º de janeiro de 2025. Já a Melitta South America aumentou em 25% os preços em dezembro.

A JDE Peet's, uma das maiores empresas de café do mundo, também alerta para o aumento dos preços dos produtos em média de 30% para o próximo ano. 

Para a Neumann Gruppe GmbH, a maior comerciante de café do mundo, os torrefadores ainda estão demorando para repassar os aumentos reais de preços aos consumidores. “Acreditamos que a demanda global está enfrentando ventos contrários significativos, apesar de uma passagem muito lenta e defasada dos preços do café verde para os consumidores. O nível de preço atual exigirá mais aumentos de preços ao consumidor.”, completou Neumann. 

Um relatório divulgado pela empresa aponta que a demanda por café deve permanecer abaixo de 170 milhões de sacas na temporada 2024-25, estável em relação ao ano anterior, mas os suprimentos estão tão apertados que o mercado ainda enfrentará uma escassez global de 2 milhões de sacas. 

"Com essa forte alta nos preços para o consumidor é improvável que a demanda se recupere", alertou Neumann. 
 

Por: Raphaela Ribeiro
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: estoque apertado faz preço do robusta terminar a 6ª feira (13) em alta na bolsa de Londres
CAFÉ EM PROSA PODCAST #194 - Café arábica do Vale da Grama (SP) é a mais nova Indicação Geográfica do Brasil
Preços do café passam a trabalhar com ganhos moderados nas bolsas internacionais na tarde desta 6ª feira (13)
Após recorde no ano, exportação de café capixaba deve manter força em 2025, diz CCCV
Mercado cafeeiro segue volátil e com preços mistos nas bolsas internacionais nesta 6ª feira (13)
Preços do café se consolidam em alta moderada nas bolsas internacionais no final da sessão desta 5ª feira (12)
undefined