“Gerações” é reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Publicado em 05/12/2024 11:22
Protocolo de sustentabilidade da Cooxupé atende aos requisitos de boas práticas agrícolas estabelecidos pelo MAPA

O Gerações, protocolo próprio de sustentabilidade da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por intermédio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, como um Programa de Promoção de Boas Práticas Agrícolas. O termo de reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União em novembro.

De acordo com a publicação, o ministério confirma que o Gerações atende aos requisitos mínimos de boas práticas agrícolas, estabelecidos na Portaria MAPA n° 337, de 8 de novembro de 2021.

O protocolo é inclusivo e foi estabelecido pela cooperativa em 2022, com o objetivo de garantir uma produção responsável e digna para todos os elos envolvidos da cadeia produtiva cafeeira, promovendo a sustentabilidade como um dos pilares indispensáveis à cafeicultura. O Gerações também atende a um anseio do mercado brasileiro e internacional, além de ser uma exigência dos consumidores de café.

As normas incluem as diferentes realidades dos mais de 20 mil cooperados da Cooxupé, como tamanho de produção e recursos. Com níveis diferentes de sustentabilidade, o Gerações reúne um conjunto de requisitos e estimula os produtores associados a seguir os compromissos mínimos (Nível 1), aumentando gradativamente os comprometimentos até progredir aos próximos graus.

“A agenda ESG e as práticas sustentáveis fazem parte da realidade da nossa cooperativa há anos. Para fortalecer ainda mais nossos compromissos em produzir um café sustentável do ponto de vista social, ético e ambiental, adotamos o Protocolo Gerações há dois anos. Este reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária demonstra que estamos no caminho certo rumo às melhores práticas na cafeicultura”, afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

Fonte: Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de café da Colômbia aumenta em 2024 pelo segundo ano consecutivo
Café: preços passam a trabalhar em lados opostos no início da tarde desta 4ª feira (08)
Além dos portos: Brasil sofre com falta de café para alcançar números recordes de exportação em 2025
Movimento de ajustes faz preços do café iniciarem 4ª feira (08) com baixas nas bolsas internacionais
Café/Cepea: Apesar de liquidez ainda baixa, preços iniciam ano firmes
Exportadores têm prejuízo logístico de R$ 11,9 mi com não embarque de café em novembro
undefined