Expocacer e parceiros inauguram um novo capítulo na exportação e logística sustentável para cafés

Publicado em 18/11/2024 10:07
O café da região do Cerrado Mineiro zarpa em veleiro com rastreabilidade e emissão de carbono quase zero

Em uma iniciativa pioneira, a Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado) realizou seu primeiro embarque de cafés com emissão mínima de carbono, reforçando seu compromisso com uma cafeicultura de vanguarda, que alia qualidade e impacto positivo, do cultivo ao consumo.

O equivalente a 1.596 sacas de café de 60 kg, totalizando cinco contêineres, foi embarcado no veleiro-cargueiro Artemis com destino à Europa, concluindo uma etapa inédita e sustentável na logística de exportação da cadeia produtiva.

Construído recentemente na França, o Artemis opera praticamente sem emissões de carbono. Movido por energia solar e eólica, utiliza o motor a combustão apenas quando não há vento suficiente para impulsionar a embarcação.

Um modelo de sustentabilidade além da lavoura 

O projeto é fruto de uma parceria entre Expocacer, Seaforte, FAFCoffees, Belco e TransOceanic Wind Transport (TOWT). Esse modelo avançado de logística reduz drasticamente as emissões de carbono, atendendo à crescente demanda global por cadeias de produção verdadeiramente sustentáveis.

O Artemis transporta cafés de Origem Controlada, que são 100% produzidos por cooperados na área demarcada da Denominação de Origem – Região do Cerrado Mineiro – assegurando a originação e a rastreabilidade dos produtos.

“Acreditamos que iniciativas como esta demonstram nosso protagonismo e o dos produtores da região do Cerrado Mineiro na adoção de práticas inovadoras que ajudam o ecossistema do café a crescer, colaborando com ideias regenerativas e diálogos transparentes, conectados com o futuro do planeta e das pessoas”, afirma Simão Pedro de Lima, diretor-presidente executivo da Expocacer.

Fonte: Expocacer

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Perspectivas de maior safra brasileira de café 2025 consolidam baixas nas bolsas internacionais no fechamento desta 3ª feira (20) Perspectivas de maior safra brasileira de café 2025 consolidam baixas nas bolsas internacionais no fechamento desta 3ª feira (20)
Melhor perspectiva de oferta derruba preços do café na tarde desta 3ª feira (20) Melhor perspectiva de oferta derruba preços do café na tarde desta 3ª feira (20)
Produtores de café do Brasil não têm pressa de vender a nova safra, diz Hedgepoint
USDA prevê queda na safra de café arábica nos principais países produtores da variedade
Preços do café seguem em lados opostos nas bolsas internacionais no início da manhã desta 3ª feira (20)
Chuvas abaixo do esperado pressionam os preços do café que encerram sessão desta 2ª feira (19) com ganhos de mais de 2%