Falta de chuvas compromete produção de café na Alta Mogiana

Publicado em 04/10/2024 15:28
Região completa 6 meses sem chuva considerável para os cafezais

A região da Alta Mogiana, em torno de Franca (SP), enfrenta uma severa crise hídrica. São mais de 180 dias sem chuvas consideráveis, o que já causa sérios prejuízos à produção de café, comprometendo inclusive a próxima safra. A estimativa é que o déficit hídrico esteja próximo de 400 milímetros, afetando diretamente a fisiologia dos cafezais.

“A seca prolongada tem levado à desfolha acentuada das plantas, um mecanismo de defesa natural que o café adota para sobreviver à falta de água e às altas temperaturas. É notório que teremos perda na produção da safra 2024/2025”, adianta o produtor e agroinfluencer Rafael Stefani, de Ribeirão Corrente.

“Ainda não conseguimos falar qual será o prejuízo financeiro, mas se a chuva não vier em tempo, o rombo pode ser maior”, completou.

Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador Marcelo Jordão, da Fundação Procafé, a perda de folhas no período que antecede a florada traz consequências graves para a produção. “Sem uma quantidade adequada de folhas, o pegamento das flores é baixo, e muitas delas acabam abortando, não se transformando em frutos”, explica o especialista.

Com a retomada das chuvas esperada para o final do ano, a preocupação é que, mesmo com floradas significativas, o café não consiga se recuperar a tempo. “Os produtores da nossa região já enfrentam prejuízos consideráveis, que variam conforme a intensidade da desfolha em cada lavoura”, ressalta Jordão.

Além da perda de frutos, a expectativa de produtividade para 2024 foi revisada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estima uma queda de 0,5% na produção nacional de café, totalizando 54,79 milhões de sacas.

Lavoura de café em Ribeirão Corrente-SP prejudicada devido a seca


 

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café em Prosa Podcast #185 - Embrapa desenvolve metodologia simplificada para classificar cafés
Na Suíça, evento destaca preparação dos cafés do Brasil para atender regulações mundiais
Mercado cafeeiro encerra 6ª feira (04) com estabilidade após semanas de fortes perdas
O clima seco no Brasil já afetou a produtividade da safra 2025
Falta de chuvas compromete produção de café na Alta Mogiana
Preços do robusta operaram acima dos do arábica no encerramento de setembro