Áreas de café arábica são atingidas por geadas na Alta Mogiana e no Cerrado Mineiro
Confirmando as previsões da semana, alguns produtores de café amanheceram com registro de geada em áreas do parque cafeeiro do Brasil. Até as 11h deste domingo (11), haviam relatos do evento climático em áreas pontuais de arábica na Alta Mogiana e do Cerrado Mineiro. O Notícias Agrícolas continua monitorando e em contato com produtores, mas até o momento desta publicação não haviam relatos de geadas em outras regiões do parque cafeeiro.
Na região da Alta Mogiana/SP, o produtor Felipe Raucci mostrou nas redes sociais lavouras de arábica com gelo nas primeiras horas do dia. "Acho que dessa vez aqui fez ainda mais frio, totalmente congelado e as lavouras tinham recuperado tão bem", mostrou. Além de Felipe, outros produtores relatam a ocorrência em suas propriedades.
O produtor acredita que, em comparação com 2021, o impacto nas lavouras seja menor esse ano. Desta vez, aproximadamente 15 hectares foram atingidos. Na última ocorrência pelo menos 60% da produção ficou comprometida, mas ressalta que se trata de uma área que vinha se recuperando dos problemas da safra 21.
"Acredito que esse ano tenha feito entre -1 e 0ºC. Foi bem intenso o frio, como a gente tinha uma umidade alta em função de uma chuva que veio na noite anterior, a umidade relativa estava bastante alta, por isso a gente tinha névoa, parte seca e o café bastante congelado, mas graças a Deus, acho que o estrago não foi tão alto", relatou ao Notícias Agrícolas.
O frio mais intenso alcançou diversas microrregiões do Cerrado Mineiro. Segundo Juliano Tarabal, da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, foram registradas ocorrências em áreas do Rio Paranaíba, Tapira, Pratinha, Patrocínio, Araxá. "Aparentemente em áreas de baixada. Ainda é muito cedo para ter alguma estimativa, mas tem sim ocorrência pontuais nesse cinturão, seguindo até o lado da Mogiana", afirma.
De acordo com informações de Antonio Sérgio, por volta das 5h, em Patrocínio/MG as temperaturas chegaram a 1.9ºC, mas em algumas áreas as mínimas foram ainda mais baixas porque os produtores começaram a relatar a ocorrência de geadas.
"Nós tivemos uma geada não de grande intensidade, mas atingiu algumas áreas de café. Agora a minha preocupação maior não está sendo hoje, mas para a madrugada de terça-feira, dia 13, é previsão de geada e acredito que uma de maior intensidade, é o que mostra os números do INPE", afirma.