Mapeamento de qualidade vai identificar cafés especiais produzidos por cafeicultores do Cerrado Mineiro

Publicado em 05/06/2024 09:28
Iniciativa da Expocacer visa avaliar e fomentar produção de cafés de qualidade

Com foco na identificação de cafés especiais da nova safra, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) anunciou a realização do seu mapeamento de qualidade. Dessa forma, os cafeicultores associados poderão apresentar amostras para avaliação do potencial dos seus cafés e obterem o feedeback dos degustadores em tempo real.

O mapeamento faz parte das ações de promoção à qualidade, sendo realizado mediante apresentação das amostras que serão analisadas por Q-graders, torradores, classificadores e provadores, considerando-se as notas sensoriais dos grãos, destacando suas singularidades e segmentando os lotes de acordo com a demanda do mercado.

O serviço é gratuito e exclusivo para cooperados e será realizado na sede administrativa, em Patrocínio-MG, às terças e quintas-feiras, das 15h às 17h30, e na unidade localizada em Patos de Minas-MG, todas as quartas-feiras, das 09h às 11h e das 13h às 15h.

O mapeamento auxilia o produtor na tomada de decisão, uma vez que a prova antecipada dos lotes auxilia nos processos e no melhor manejo de pós-colheita a serem utilizados para melhoramento da bebida, agregando ainda mais valor ao produto e aumentando a possibilidade de maiores retornos financeiros.

“Serão analisados até 30 amostras por dia, com base na Metodologia Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association). Além da identificação, o mapeamento ajuda a prevenir que um café com boa bebida seja misturado com um outro inferior, uma vez que devido à sensibilidade do cafeeiro as variações do ambiente e clima podem ocasionar diferenças de um café de um mesmo talhão”, explica a Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.

O cafeicultor pode agendar sua participação no mapeamento de qualidade pelo contato: (34) 99204-0346.

Fonte: Expocaccer

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra
Colheita de café no Brasil avança rapidamente e chega a 74%, diz Safras