Gigante da indústria amplia aposta nos cafés especiais com novo centro e foca no relacionamento direto com o produtor
A produção de café especial é um caminho sem volta? Os indicadores de consumo, as ações dos produtores do Brasil e indústria cafeeira mostram cada vez mais que sim. Se há alguns anos o mercado de café especial era visto como um nicho, hoje já podemos considerar que se trata de um seguimento em plena expansão e que traz oportunidades do campo à xícara.
Prova disso são altos investimentos que os grandes nomes da indústria vêm realizando nos últimos anos. Responsável por mais de 30% dos cafés vendido no varejo e por mais de 60% dos cafés considerados especiais, a 3corações pretende agora fortalecer os vínculos com o produtor rural e levar novas opções de cafés diferenciados aos supermercados.
Para apostar nessa nova fase da marca, a 3corações inaugurou na última semana o Centro Rituais 85+ em Varginha, no sul de Minas Gerais. O espaço tem como objetivo aprofundar as relações com o produtor e funcionará no formato "direct trade", onde o cafeicultor poderá negociar diretamente com o grupo 3corações.
A expectativa é que pelo menos 250 mil sacas de café sejam recebidas no novo espaço, que é inclusive aberto para produtores de todas as regiões da Brasil. Sem a obrigação de fechar negócio, o produtor pode, inclusive, enviar amostra do café para avaliação sensorial da bebida. Caso o produtor opte pela comercialização, é realizada uma negociação para definição dos preços, sempre praticados acima do valor do mercado.
"É importante se entender a dimensão do que é isso. Se fala que no Brasil se vende mais de milhão de sacas de cafés especiais, a gente tem em média 55% e 60% de cafés especiais. A gente vem trabalhando fortemente dentro desse seguimento. Eu preciso me conectar com todas as gerações das família", afirma Pedro Lima - presidente do Grupo 3corações.
O espaço é voltado para os cafés com mais de 80 pontos da Specialty Coffee Association (SCA), reconhecida mundialmente como padrão de qualidade. Todos os cafés que chegarem até Varginha serão avaliados por um grupo técnico treinado posteriormente por Silvio Leite - que também é reconhecido mundialmente no mercado de especiais.
“O Centro Rituais 85+ atua no formato direct trade, propõe o relacionamento direto com os produtores e, com esta parceria, garante a compra das sacas de café a um valor acima do preço de mercado, reconhecendo e valorizando o esforço daqueles que cultivam
cafés especiais, tanto no quesito qualidade, quanto em relação à sustentabilidade”, destaca Patrícia Carvalho, Gerente de Cafés Especiais do Grupo 3corações e cafeicultora.
A iniciativa também prevê ações com foco em compartilhar conhecimento por meio do Centro Rituais Educa - plataforma de aulas gratuitas em parceria com a instituição Rehagro e a referência mundial em cafés especiais, Silvio Leite. Além disso, também promove concursos de qualidade com foco em mulheres cafeicultoras (Florada Premiada), indígenas (Projeto Tribos) e lançará novo concurso destinado a todos os produtores de café 100% Arábica do Brasil na próxima safra.
Os números mais recentes indicam que a produção de café especial do Brasil pode chegar a quase 9 milhões de sacas na safra em andamento. De acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), são colocadas anualmente mais de cinco milhões de pacotes com selo de cafés especiais no mercado interno. Deste montante, quase 50% está na responsabilidade da 3corações.
"Café especial não é um nicho, é um forte seguimento e a 3corações entendeu isso há alguns anos. Falavamos em 100, 120 mil sacas de cafés especiais no Brasil, isso é a materilização de que o café especial é uma excelente oportunidade", afirma Carmem Lúcia Chaves de Brito - presidente da BSCA.
Para Vanusia Nogueira, diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC) essa é mais uma iniciativa que coloca o Brasil em patamares elevados no mercado internacional. "O que tenho visto pelo mundo é que todo mundo busca isso, o temos aqui. Levem esse café para a Europa, vocês estão prontos para as novas regras. A hora é essa, precisamos começar a trabalhar o mundo de uma forma diferente, com contato direto", disse durante a inaguração em Vaginha.
EXPORTAÇÃO
No ano passado, o grupo comercializou 180 mil sacas de cafés com pontuação acima de 80 pontos. O faturamento anual foi de R$ 9,7 bilhões, considerando tanto o mercado interno, mas também a exportação de café verde, também comercializado pelo grupo.
Sem traçar uma meta de quando, Pedro Lima afirma que o grupo também visa alcançar o mercado de exportação com café especial. "Não temos outro propósito além de encantar o consumidor, ele precisa estar no centro. Por 25 anos estive na Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) junto com outros colegas, ajudando a melhorar a qualidade do café brasileiro. O produtor já entendeu essa jornada da qualidade, quero o Centro Rituais seja o caminho de relacionamento aberto ao produtor e um dia, quem sabe, exportar café de alta de qualidade para o mundo", afirma.