Produção de café da Indonésia deve se recuperar em 2024/25, diz USDA

Publicado em 20/05/2024 14:29 e atualizado em 20/05/2024 15:17

(Reuters) - A produção de café da Indonésia, um dos cinco maiores produtores do mundo, deve se recuperar acentuadamente em 2024/25 (abril-março) em relação à safra ruim de 2023/24, segundo um relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

O USDA projetou que a nova safra da Indonésia atingirá 10,9 milhões de sacas de 60 kg, em comparação com uma produção revisada para baixo de apenas 7,65 milhões de sacas em 2023/24, que foi a menor safra em pelo menos seis anos, pois o padrão climático El Niño afetou negativamente os cafezais.

A maior parte do café produzido na Indonésia é da variedade robusta, um tipo amplamente usado para fazer café solúvel.

A seca induzida pelo El Niño na última temporada também afetou a produção de robusta no Vietnã, fazendo com que os preços globais desse tipo de café atingissem os níveis mais altos de todos os tempos.

O USDA espera uma recuperação dos rendimentos agrícolas nos cafezais da Indonésia, bem como bons rendimentos em áreas que cultivam café arábica, uma variedade de sabor mais suave.

No entanto, o USDA disse que a colheita do café na Indonésia provavelmente sofrerá atrasos, pois as plantas demoraram mais para se recuperar da seca da última temporada. O órgão espera que a colheita seja retomada neste mês ou em junho, em comparação com o período habitual de março ou abril.

As exportações de café verde foram projetadas em 6 milhões de sacas em 2024/25, contra 4,28 milhões de sacas na safra anterior.

(Reportagem de Marcelo Teixeira em Nova York)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A verdade é rastreável: Cerrado Mineiro lança campanha para proteger autenticidade dos cafés da região
Safra brasileira adiantada pressiona cotações e arábica encerra na casa dos 230 cents/lbp
Café: Arábica perde mais de 400 pontos e robusta quase US$ 100 por tonelada
Café: Colheita do Brasil avança e reflete em novas baixas em Nova York e Londres
Colheita de café 24/25 do Brasil avança a 81%, diz Safras
Café: Produtor é cauteloso, mas participa bem do mercado; volatilidade deve permanecer no médio prazo