Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez

Publicado em 30/04/2024 08:44

Carlos Castañeda, um dos homens que personificou o icônico Juan Valdez, faleceu. De acordo com um comunicado da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia, Castañeda faleceu após 20 anos interpretando Juan Valdez, a figura icônica do café colombiano no mundo.

"Temos que comunicar a triste notícia do falecimento de nosso amigo Carlos Castañeda, que por 20 anos esteve à frente do personagem Juan Valdez. Carlos, grande e comprometido colega de trabalho, nos deixa também com as melhores lembranças. Enviamos nossas condolências fraternas à sua família e amigos", diz o comunicado.

Segundo o escritório de comunicações da Federação, Castañeda faleceu na sexta-feira na Clínica Las Vegas de Medellín, onde estava internado após uma cirurgia cardíaca.

"Tristeza na cafeicultura com a morte de Carlos Castañeda", postou o ex-presidente Álvaro Uribe em sua conta no X. O ex-gerente da Federação Nacional dos Cafeicultores, Gabriel Silva, também expressou seu pesar: "Como gerente da Federação dos Cafeicultores, coube a mim escolher Carlos Castañeda para suceder a Carlos Sánchez como Juan Valdez, símbolo do café colombiano no mundo. No caminho, nos tornamos grandes amigos. Um golpe duro. Muito triste. @FedeCafeteros".

Na página da Federação, há uma explicação sobre como o personagem Juan Valdez nasceu. "O personagem foi criado pela Federação Nacional dos Cafeicultores em 1960 e, várias décadas depois, continua sendo um dos nomes mais reconhecidos mundialmente. Na metade do século XX, o mercado de café era liderado pelos torradores, que misturavam grãos de diferentes origens para tornar seu negócio mais lucrativo. A Colômbia não era reconhecida como um país produtor e é aqui que nasce a necessidade de diferenciação. A solução foi simples: criar Juan Valdez como o rosto visível de um café colombiano premium 100%".

O personagem de Juan Valdez, acompanhado da mula Conchita, tem estado presente em centenas de eventos ao redor do mundo para promover a bebida mais reconhecida da Colômbia no exterior.

*Com informações da CNN Colômbia

Fonte: Rede Social do Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra
Colheita de café no Brasil avança rapidamente e chega a 74%, diz Safras