hEDGEpoint reduz em 4,9% previsão de safra de café do Brasil, ainda vê alta ante 2023

Publicado em 01/04/2024 16:39

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de café no Brasil, o maior produtor e exportador do mundo, foi projetada em 67,46 milhões de sacas de 60 kg, com problemas climáticos reduzindo a expectativa em 4,9% na comparação com a estimativa anterior, de acordo com números da empresa de consultoria e gestão de riscos hEDGEpoint Global Markets divulgados nesta segunda-feira.

Em relatório, a empresa afirmou que a produção de café arábica deverá atingir 45,6 milhões de sacas, cerca de 2 milhões abaixo da projeção anterior.

A produção de robusta/conilon foi projetada em 21,85 milhões de sacas, corte de 1,43 milhão de sacas.

A produção total de café do Brasil ainda teria um crescimento de 1,8% na comparação com a temporada anterior, com impulso do colheita de arábica, já que a de conilon deve ficar abaixo das 22,5 milhões de sacas no ciclo passado.

O número é bem abaixo do potencial. Em uma das primeiras projeções divulgada no ano passado, a hEDGEpoint havia estimado a safra brasileira em um recorde de 74,24 milhões de sacas de 60 kg na temporada 2024/25.

A analista do hEDGEpoint Natalia Gandolphi disse que nas regiões de conilon os níveis de precipitação acumulada terminaram 2023 em uma mínima de dez anos.

"A recuperação no 1º trimestre/24 estancou o sangramento, mas qualquer dano que tenha ocorrido no 4º trimestre/23 já se consolidou. As temperaturas também são uma preocupação: o El Niño atinge com mais força o Espírito Santo...", disse ela.

No caso do arábica, fenômeno climático também afetou as áreas produtoras, "embora em um grau muito menor".

Segundo ela, as chuvas favoráveis até o último trimestre de 2023 ajudaram a manter os níveis de umidade do solo, "evitando uma quebra de safra substancial na região".

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café/Cepea: Colheita se aproxima, e atenções se voltam ao clima Café/Cepea: Colheita se aproxima, e atenções se voltam ao clima
National Coffee Association pede oficialmente ao governo americano isenção tarifária para o café; BR é maior fornecedor dos EUA de grão verde National Coffee Association pede oficialmente ao governo americano isenção tarifária para o café; BR é maior fornecedor dos EUA de grão verde
Previsão de queda na safra brasileira e panorama econômico internacional impulsionam preços do café
Pedido ao governo dos EUA para isentar café de tarifas foi bem recebido, diz NCA
Cafeicultores estão preocupados com tamanho dos grãos antes da colheita, diz Cepea
Café continua subindo forte nas bolsas internacionais combinando financeiro e fundamentos