Produção de arábica na Colômbia registra queda de 6% em fevereiro; exportação avança
A Colômbia voltou a registrar queda na produção de café no mês de fevereiro. De acordo com dados da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), a produção no país vizinho teve queda de 6,2% no mês passado, totalizando 961 mil sacas.
A FNC não informou os motivos das baixas, mas é importante ressaltar que a Colômbia há alguns meses tenta se recuperar dos impactos da La Niña que cortou de forma expressiva a produtividade do arábica no país vizinho.
Já as exportações foram positivas e o país embarcou 12,5% em relação ao mesmo período no ano passado, o que representa o volume de 1,04 milhão de sacas. Em 2023, a Colômbia registrou o embarque de 929 mil sacas ao exterior.
Nos últimos 12 meses, a colheita de café da Colômbia aumentou 1,73%, para 11,3 milhões de sacas, e as exportações caíram 3,1%, para 10,8 milhões de sacas.
CONSUMO
Tradicionalmente reconhecida por abastecer o mercado de café mundo afora com bebida de qualidade, agora os números recentes mostram que a Colômbia também está consumindo mais do grão.
Os dados recém-publicados por um portal local mostram que o consumo no mercado colombiano ultrapassou US$ 2,8 milhões em 2023, ultrapassando assim o valor de US$ 2,47 milhões registrados em 2022. Se comparado com 2021, a alta é ainda mais significativa, com avanço de 28%.