Produção de café na Colômbia cai 25% em abril e exportação tem queda de 15% no mesmo mês
A Colômbia reportou mais um mês de baixa na produção de café arábica. De acordo com dados divulgados recentemente pela Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), a produção recuou 25% no mês de abril, com 566 mil sacas de 60 quilos no mês passado. No mesmo período em 2022, o volume foi de 750 mil sacas.
Desde o ano passado o país vizinho, que é o segundo maior produtor de arábica do mundo, vem reportando quebra na produção como reflexo do excesso de chuvas. No acumulado do ano a queda já é de 6% de janeiro até abril com a produção de 3,2 milhões de sacas. No mesmo período no ciclo anterior, a produção foi de 3,46 milhões de sacas.
"A redução da safra é explicada pelo aumento das chuvas na zona cafeeira, após três anos do Fenômeno La Niña, ao qual se somam menores níveis de adubação devido aos altos preços deste importante insumo", afirma o comunicado.
A exportação da Colômbia também segue caindo. De acordo com dados da FNC, em abril o recuo foi de 15%, com 719 mil sacas. Em abril de 2022 o volume embarcado foi de 848 mil sacas.
No acumulado do ano, as exportações ficaram próximas a 3,4 milhões de sacas, 15% a menos em relação às quase 4 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior. Nos últimos 12 meses, as exportações caíram 9%, para 10,8 milhões de sacas, ante as 11,9 milhões exportadas um ano antes.