Além dos campos: Rei do futebol foi também um importante nome na promoção do café brasileiro no exterior

Publicado em 29/12/2022 17:40 e atualizado em 30/12/2022 13:31
Brasil se despede de Pelé: Que além de nascer no coração da cafeicultura, ajudou na fomentação do consumo de uma das marcas mais tradicionais do país e também na exportação

 

Tradicionalmente, o Entrelinhas do Cafezal é publicado aos domingos, mas neste dia 29 de dezembro de 2022 o Brasil recebeu a notícia de que perdemos o maior jogador da história: Aos 82 anos, morreu Pelé, após uma luta incansável contra um câncer. 

O Rei do futebol, o grande nome do Santos Futebol Clube e vencedor de três Copas do Mundo, que colocou o Brasil em outro patamar com sua incrível habilidade, por anos também foi o responsável por ajudar a levar o café do Brasil ao exterior, sendo garoto propaganda de uma das marcas mais tradicionais atuante até hoje no mercado. 

Mas, antes disso, não podemos nos esquecer que a história de Edson Arantes do Nascimento com o café, começou muito antes: Ele é natural de Três Corações, no sul de  Minas Gerais, principal região produtora de café arábica do mundo. 

Se em 1970, o esquadrão brasileiro, liderados por Pelé fez o Brasil e o mundo vibrar ajudando na conquista do Tri, foi também nesta data que o nome do jogador passou a ser encontrado no mercado de café. Foi na década de 70 que a Cia. Cacique de Café Solúvel, importante e forte exportadora brasileira de café, fez o contrato com o jogador para utilização de nome e imagem da promoção de imagem do nascimento da marca "Café Pelé".

No começo, uma das mais tradicionais marcas de café do Brasil realizava as vendas de café torrado e moído. Algum tempo depois a comercialização também passou a ser de café solúvel. No início, o Café Pelé também era só comercializada no mercado interno, mas, após agradar o paladar brasileiro também passou a ser exportada, chegando a mais de 50 países. 

Foto: Arquivo Cacique

Por muito anos a Cacique manteve o contrato com o dono da bola, mas em 2017 a marca foi vendida para Jacobs Douwe Egberts (JDE), que adquiriu um grande portifólio de marcas locais da Companhia Cacique. Na época, os jornais do Sul do Brasil - onde fica localizada uma das principais plantas da Cacique, destacaram que a estratégia se tratava de um importante passo para ampliar os negócios e continuar atendendo o consumidor brasileiro. 

Mas, é claro que quem passa pelas gondolas do supermercado, quando lê a marca "Café Pelé", já faz alusão ao, agora, inesquecível Rei Pelé, que também é inesquecível para a tradicional companhia brasileira. 

"Ele era um garoto propaganda, que a empresa o chamava até para proganda no exterior, na Rússia. E ficou por todos esse anos, quase 50 anos com a marca. Foi uma marca de sucesso, chegou a ser a terceira marca de café mais vendida graças a força dele que ele tinha no Brasil e o histórico da carreira dele e tudo mais", comentou rapidamente ao Notícias Agrícolas Elcio Martiniano, gerente comercial da Cacique.  

Pelé inclusive em suas redes sociais mostrava sua paixão pela segunda bebida mais consumida no mundo. Pelé, se comunicando com o mundo através do Twitter, em 17 de outubro deste ano, deu o recado: Para nós, brasileiros, o café é uma bebida quase sagrada. Alguém aceita um cafézinho?

Os dados oficiais do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) mostram ano após ano que o país continua sendo líder absoluto na exportação produto, ajudando a abastecer o mundo enviando os cafés para mais de 120 países. 

O país que destaca por seus números de produção, exportação e também de qualidade, hoje, sabemos, se despede de um dos nomes que ajudou também na promoção de imagem de uns produtos mais importantes do agronegócio brasileiro. 

José Luiz Tejon, jornalista e um dos integrantes do Conexão Campo Cidade, do Notícias Agrícolas, publicou homenagem ao Pelé: 


Entre uma propaganda de café e outra, Pelé também com seu talento inquestionável, se consagrou o grande Rei do futebol, título recebendo inúmeras homenagens na Copa do Mundo do Catar, com números impressionantes, assim como a produção cafeeira do país ao longo dos últimos anos. 

Além do café, Pelé também teve outras participações no agronegócio. Para produção de carnes, o jogador tinha uma propriedade familiar em São Paulo, entre as cidades de Registro e Juquiá, no Vale do Ribeira. 

Para nós e para as próximas gerações, fica a missão de continuar contemplando os números de Pelé, mostrando que, mais uma vez, duas paixões nacionais andaram juntas por um importante período de tempo: Café e futebol, fazendo histórias mundo afora e desta vez, não só nas Entrelinhas do Cafezal, mas também nas entrelinhas dos muitos jogos em Pelé foi responsável por 767 gols em partidas oficiais pelo Santos  e pela seleção - onde permaneceu no ranking até 2021, quando Cristiano Ronaldo bateu sua marca. 

Pelé em fatos e números:

* Tornou-se o jogador mais jovem a vencer a Copa do Mundo aos 17 anos, um recorde que ainda permanece; 

No total, Pelé afirmou ter marcado 1.283 gols em 1.363 jogos.

* Marcou 77 gols em 92 partidas pela seleção brasileira --o maior artilheiro de todos os tempos do país.

* Marcou 12 gols em Copas do Mundo.

* Registrou seis assistências na Copa do Mundo do México em 1970 --recorde para um Mundial.

* Marcou 92 hat-tricks em jogos oficiais e não oficiais, o maior número para qualquer jogador na história.

* Marcou 127 gols pelo Santos em 1959 --o maior número de gols marcados por um jogador em um ano.

* Terminou sua passagem no Brasil como artilheiro do Santos com 643 gols em 659 partidas oficiais.

* Venceu seis vezes a Série A do Campeonato Brasileiro com o Santos (1961 a 1965 e 1968).

* Levou o Santos a dois títulos da Copa Libertadores (1962 e 1963).

(Com informações da Reuters) 

EM NOTA INDÚSTRIA LAMENTA MORTE DO REI PELÉ 

A morte de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, é uma perda irreparável não apenas para o futebol, mas para o esporte mundial como um todo, declara o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Considerado o maior futebolista de todos os tempos, Pelé utilizou seu prestígio global para desenvolver e apoiar projetos de cunho social, como a The Pelé Foundation, instituição que atua em conjunto com ONGs de vários países que desenvolvem ações contra a pobreza, por meio de projetos educacionais voltados para jovens de baixa renda.

Outro exemplo nesse campo é o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, sediado em Curitiba/PR, que desenvolve estudos com vistas à obtenção de avanços para diagnóstico e tratamento de enfermidades que afetam a saúde infantojuvenil.

Em nome da indústria brasileira, apresentamos nossas condolências a todos os familiares, amigos e admiradores, desejando que todos encontrem conforto espiritual neste momento de tanta dor e tristeza.

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
Café Produtor de Água: em visita à Cooabriel, presidente do CNC anuncia implantação do projeto no ES
Sustentabilidade, tecnologia e tendências de consumo são destaques no primeiro dia da Semana Internacional do Café
Preços do café mantêm alta nesta 5ª feira (21) diante preocupação com as safras futuras
Café/Cepea: Robusta renova recorde; preço do arábica é o maior desde 1998
Preços do café sobem mais de 4% na Bolsa de NY nesta 4ª feira com oferta ainda preocupando
undefined