Cepea destaca boas chuvas no parque cafeeiro, mas chama atenção para abortamento nas principais áreas de produção

Publicado em 13/12/2022 15:56 e atualizado em 13/12/2022 17:28

Depois de dois anos sentindo os impactos do La Niña, novembro de 2022 foi mais positivo para o produtor de café. Segundo dados divulgados recentemente pelo Centro de Estudos Avançados em Econonia Aplicada (Cepea), o mês passado foi marcado por boas chuvas no parque cafeeiro.

Apesar dos bons volumes, no campo, os produtores ainda sentem a preocupação com a oferta do ano que vem e pouco participam do mercado.  A análise mensal destacou ainda as chuvas de granizo que castigaram as lavouras em algumas áreas, sobretudo no Sul de Minas Gerais, onde abortamentos geraram preocupações. 

"O Sul de Minas foi a praça mais atingida pela queda de granizo, assim como parte do Cerrado Mineiro, Matas Mineiras (Zona da Mata) e Mogiana (SP). Em relação às floradas, agentes consultados pelo Cepea indicam que já há um volume significativo de abortamentos nas lavouras, devendo prejudicar a produção para a safra 2023/24", destaca o boletim mensal.

Os dados mostraram ainda que nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram que entre o dia 31 de outubro e 30 de novembro, as chuvas somaram 236,2 mm em Manhuaçu (MG), 201,2 mm em Patrocínio (MG), 192,4 mm em Franca (SP), 154,6 mm em Varginha (MG), 75,2 mm em Londrina (PR) e 48,8 mm em Marília (Garça – SP).

Nas áreas de café tipo conilon no Espírito Santo  as condições climáticas também ganharam destaque. Segundo o relatório, estresse hídrico e as intensas ventanias relatadas em meses passados, a desfolha dos cafezais ocorreu de maneira intensa, o que resultou em problemas no pegamento da florada. 

"Na última semana de novembro, intensas chuvas no estado capixaba causaram danos em vias rodoviárias de acesso às regiões produtoras de café, dificultando o transporte e a comercialização dos cafés", complementa. 

Segundo o Cepea, nas áreas de Rondônia as chuvas também foram satisfatórias, porém destaca que os produtores do estado também estão preocupados com alto índice  de abortamento. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
undefined