Descontos para café do Vietnã estão estáveis, chuva pode afetar suprimentos
HANÓI/BANDAR LAMPUNG (Reuters) – Os suprimentos de novos grãos de café das Terras Altas Centrais do Vietnã diminuíram, já que chuvas esparsas na área interromperam o processo de colheita e secagem das cerejas, disseram traders na quinta-feira.
Agricultores da maior área de cultivo de café do Vietnã vendiam grãos a 39.200-40.200 dong (1,58 a 1,62 dólar) por kg, um pouco abaixo da faixa de 38.900-40.100 dong de uma semana atrás.
“As chuvas atrasaram o processo de colheita em algumas áreas das Terras Altas Centrais, levantando preocupações sobre o abastecimento nas próximas semanas”, disse um comerciante da província de Dak Lak.
Outro trader também baseado no cinturão do café disse que choveu apenas 1-2 dias e que o tempo melhorou bastante.
“As chuvas em um período tão curto dificilmente afetarão a qualidade do grão”, disse o comerciante, acrescentando que os agricultores já colheram de 38% a 40% de sua safra.
Traders no Vietnã ofereceram café robusta com desconto de 60 a 70 dólares por tonelada para o contrato de março, inalterado em relação à semana passada.
A oferta de Sumatra robusta na província indonésia de Lampung permaneceu fraca, com alguns exportadores locais oferecendo prêmios de 190 a 200 dólares para o contrato de janeiro e fevereiro, disse um trader.