Sistema CNA/Senar promove ações na Semana Internacional do Café
O Sistema CNA/Senar participou, na quinta (17), de uma série de palestras, ações e reuniões no segundo dia da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, de 16 a 18 novembro.
As palestras ocorrem em um espaço do Sistema CNA/Senar compartilhado com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg). A programação na SIC inclui rodada de negócios de cafés diferenciados, comercialização de alimentos artesanais e tradicionais e degustação de cafés com queijos, chocolates e salames.
A assessora técnica da coordenação de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, fez duas palestras: uma sobre as oportunidades do mercado brasileiro de créditos de carbono e outra sobre o impacto da nova regulamentação ambiental da União Europeia para o mercado do café.
Sobre o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões e Crédito de Carbono, a assessora da CNA apontou que o Brasil é um grande provedor de soluções de redução de emissões e o mercado de carbono uma oportunidade para o mercado regulado e voluntário, mas que ainda precisa de regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris. Já na palestra sobre a regulamentação ambiental da União Europeia, Jordana destacou as questões referentes as diligências devidas e consulta pública norte-americana e como isso pode impactar a comercialização de produtos agrícolas na União Europeia e nos Estados Unidos.
O diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira, também palestrou no evento e falou sobre o HUB CNA Digital, inaugurado no final de outubro. O espaço vai identificar e disponibilizar soluções tecnológicas, de forma acessível e adaptada às diversas realidades do agro brasileiro dentro de um ambiente criativo e que conecte startups, empresas, investidores, institutos de tecnologia e universidades mundo afora.
Em seguida, o consultor do Projeto Agro.BR em Belo Horizonte, Paulo Marcius, apresentou a iniciativa realizada pela CNA, em parceria com a Apex-Brasil, para auxiliar os pequenos e médios produtores a acessar o comércio internacional e diversificar a pauta exportadora do agro brasileiro.