Yara firma com Cooxupé primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde do Brasil

Publicado em 17/11/2022 16:25
Cooperativa será a primeira do País a receber o insumo produzido com baixa emissão de carbono, crucial para descarbonizar a cadeia alimentar e oferecer aos consumidores escolhas alimentares mais sustentáveis

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anuncia durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG), a primeira parceria para fornecimento de fertilizante verde no Brasil. O memorando de intenções firmado com a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, estabelece que, nos próximos dezoito meses, as duas companhias estudarão a viabilidade do fornecimento do insumo de menor pegada de carbono, além de trabalharem na adoção de práticas agrícolas, métodos e ferramentas para diminuir a pegada climática envolvida na produção do café e aumentar a produtividade e qualidade da cultura.

“Esta parceria com a Cooxupé é o primeiro passo da Yara na introdução de um fertilizante verde na agricultura brasileira, em linha com a ambição de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, ajudando na descarbonização da agricultura e da indústria de alimentos e cumprindo a meta de ser neutra para o clima até 2050. O acordo também é um exemplo concreto de como a colaboração entre os elos da cadeia é fundamental para transformar os sistemas globais de produção de alimentos”, diz Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil.

O fertilizante verde é um insumo produzido com baixa emissão de carbono, com 80% a 100% a menos quando comparado ao fertilizante convencional, com a utilização de matrizes energéticas limpas. O produto a ser entregue para a Cooxupé pode ser oriundo tanto do Complexo Industrial de Cubatão (SP) da Yara, que receberá biometano da Raízen a partir de 2023 para a fabricação de amônia e fertilizantes verdes, quanto das plantas de produção e projetos da empresa espalhados pelo mundo, como na Noruega, Holanda e Austrália.

Temos o compromisso de levar aos nossos 18 mil cooperados inovações e soluções para que sua produção seja cada vez mais sustentável. E com essa parceria com a Yara vamos disponibilizar um produto com menores emissões de carbono”, afirma Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé.

Semana Internacional do Café

Em seu estande na SIC, a companhia apresenta seu portfólio de Soluções Nutricionais completas dedicadas à produção de café e exibe sua ferramenta de recomendação agronômica para monitoramento de cultivos e aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, o Atfarm.

No evento, a empresa também apresentará os vencedores da 6ª edição do Concurso NossoCafé 2022, competição anual promovida para destacar a produção nacional de cafés de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura.

São duas categorias, “Café Cereja Descascado” e “Café Natural” e o ganhador de cada uma receberá uma viagem para participar do Specialty Coffee Expo 2023, maior evento voltado à indústria de café da América do Norte, realizado nos Estados Unidos. Além da viagem, os primeiros colocados também terão seus lotes (5 sacas de 60kg) adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado. Os cafés serão ensacados com o nome e a propriedade dos ganhadores NossoCafé estampados nas embalagens que serão distribuídas globalmente.

Fonte: Yara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do café sobe 4% nesta terça-feira e Bolsa de NY renova máximas para cotações do arábica
Mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta no início da tarde desta 3ª feira (26)
Chuvas regulares trazem expectativa de uma boa safra de café em Minas Gerais, diz presidente da Faemg
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo
Após fortes altas, mercado cafeeiro inicia 3ª feira (26) com ganhos moderados e realização de lucros
Café em alta: novo recorde em exportação sinaliza que mundo abraça cada vez mais os grãos de Minas
undefined