Procafé: Chuvas no mês de setembro induzem a principal florada da safra de 2023 de arábica
O mercado do café volta as atenções para as condições do parque cafeeiro no Brasil. As famosas fotos da florada do café, que chamam atenção por quem passa pelas principais áreas do parque cafeeiro. Após o retorno das chuvas e abertura de algumas flores, a florada registrada pelo produtor nos últimos dias é principal para a safra de 2023, segundo informações da Fundação Procafé.
Traçando uma linha do tempo para a abertura da florada, Alysson Fagundes, da Fundação Procafé, relembra que há algumas semanas as principais áreas de produção de arábica do Brasil passavam por período de déficit hídrico, mas que diferente do últimos dois anos, em agosto foi registrado uma chuva entre 15mm e 30mm, que induziu a abertura da primeira florada, com pegamento ruim porque a situação do déficit hídrico ainda era preocupante.
Veja fotos registradas por cafeicultores:
No mês de setembro foram registrados duas chuvas, estimulando a segunda florada em algumas áreas. "Antes dessa flor abrir, aí sim nós tivemos uma chuva boa na cafeicultura no Sul de Minas, generalizada. Também na Mogiana, no Triângulo Mineiro, e essa chuva acabou de abrir a segunda florada e já estimulou a terceira que foi em seguida. Elas abriram meio que simultâneas, e elas representaram a principal florada da cafeicultura deste ano", afirma o especialista.
Com as chuvas previstas para os próximos dias, Alysson não descarta que uma quarta florada se abra no parque cafeeiro, mas que deve acontecer com menos intensidade e em em poucas áreas. "A segunda florada, em alguns lugares o pegamento foi bom, mas em alguns foi péssimo. Mas a terceira florada, o pegamento foi bom porque ela veio em situação de boa umidade do solo. Acredito que teremos um pegamento "mediano" porque a situação de clima não foi tão favorável, mas ainda precisamos avaliar", explica.
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a semana será marcada por chuvas com bons volumes em importantes áreas de produção, com destaque para o sul de Minas Gerais que deve receber os volumes mais significativos. + Semana começa com instabilidade no Sudeste e boas chuvas em MG, ES e em pontos isolados do Centro-Oeste