IAC emite alerta de geadas para áreas de café no estado de São Paulo nas próximas duas madrugadas
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) emitiu alerta para ocorrência de geadas em áreas de café nas próximos dias. O setor cafeeiro de todo o país segue monitorando as condições climáticas já que o frio, considerado precoce para esta época do ano pelos meteorologistas, traz potencial risco de geada em áreas de produção.
Na nota oficial emitida pelo IAC, a pesquisadora Angélica Prela Pantano destacou maior risco para áreas no sul de São Paulo, nas áreas próximas ao sul de Minas Gerais e nas demais localidades com altitude acima de 1000 metros como as mais sujeitas para formação de geadas.
As temperaturas podem chegar a 3ºC nos municípios de Divinolândia, Caconde, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Cunha, Silveiras, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. “Os agricultores dessas regiões devem ficar atentos principalmente para as culturas de café, hortaliças, cana de açúcar e milho”, afirma.
Leia mais:
+ Frio segue avançando com potencial de geada ampla e ciclone Yakecan deixa RS em alerta máximo
A nota acrescenta ainda que as áreas com tecnologia de irrigação recomenda-se que antes do amanhecer seja acionada para amenizar e até evitar danos causados pelas baixas temperaturas. as temperaturas podem chegar a 3ºC nos municípios de Divinolândia, Caconde, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Cunha, Silveiras, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. “Os agricultores dessas regiões devem ficar atentos principalmente para as culturas de café, hortaliças, cana de açúcar e milho”, afirma.
Outro fator que os produtores devem ficar atentos é que em localidades que ocorrerem chuvas isoladas mesmo com temperaturas aptas para geada a mesma não acontecerá devido à alta umidade no solo. A pesquisadora do IAC, informa que essa massa polar perderá forças a partir da quinta-feira (19/05), mas que há previsão de uma nova massa polar no final semana com perspectivas de baixas temperaturas.