Mais de 700 amostras concorrem ao 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café
O 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso finalizou o período de inscrições com 754 amostras recebidas pela Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè.
Na avaliação, o número é bastante significativo, pois foi um ano difícil para o setor, com eventos climáticos adversos e a baixa safra cafeeira. “A seleção das 40 finalistas será muito difícil, tendo em vista termos um grande número de cafés de excelente qualidade”, adiantou o Dr. Aldir Teixeira, Diretor-Geral da Experimental e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio desde a primeira edição, em 1991.
Para o Prêmio Ernesto Illy - Nacional, serão selecionados 40 produtores finalistas, que concorrerão aos seis primeiros lugares. Desses seis, os três primeiros se classificarão para participar do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional em 2022, além de ganhar prêmios em dinheiro e diplomas.
O Prêmio Ernesto Illy - Regional terá até dois cafeicultores premiados em cada um dos 10 estados/regiões, sendo: Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Centro-Oeste, Sul e Norte/Nordeste. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas.
A previsão de divulgação dos 40 finalistas é em novembro de 2021 e a cerimônia de premiação deve ocorrer em abril de 2022, em datas ainda a serem definidas pela illycaffè.