Cecafé apresenta novo regulamento para emissão de certificados de origem OIC

Publicado em 20/08/2021 13:19
Exposto a exportadores e agências certificadoras, novo procedimento buscará modernizar, agilizar e reduzir processos, custos e burocracias nos embarques

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) realizou, na manhã de hoje, 20 de agosto, reunião virtual, com a participação de mais de 70 exportadores, despachantes aduaneiros e agências certificadoras, para apresentar o novo regulamento à emissão dos certificados de origem da Organização Internacional do Café (OIC) e a proposta do novo sistema para integrar a emissão do documento no Portal Único do Governo Federal.

A reunião foi conduzida pelo diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron, que fez uma apresentação e respondeu a questionamentos sobre o regulamento e seus benefícios e quando entrará em vigência. “O sistema, que será disponibilizado a partir de 26 de setembro para avaliação e testes com agências, exportadores e despachantes, objetiva modernizar, dar celeridade e reduzir processos, custos e burocracias nos embarques de café, tornando-se totalmente digital”, explica.

Ele recorda, também, que o Brasil sempre foi um case de sucesso nesse processo de emissão de certificado. “Isso porque todas as agências certificadoras se esforçaram para aplicar a regulação e essa conduta foi, é e continuará sendo um dos pilares para o sucesso dessa nova plataforma”, completa.

CONTEXTO

Como o Brasil é signatário do Acordo Internacional do Café (AIC), as agências certificadoras nacionais são credenciadas pelo Governo Federal para implementar e cumprir as orientações contidas no Regulamento da OIC, dessa forma, continuam com a responsabilidade de gerir a informação preenchida e certificar que os documentos comprobatórios do embarque foram devidamente anexados.

Fonte: Cecafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços