Exportação de café colombiano recua 11% em junho; país ainda tenta restabelecer normalidade após caos
De acordo com dados divulgados pela Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), as exportações de café colombiano registraram queda de 11% no mês de julho. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (7). Os números de produção, que normalmente são informados no mesmo relatório, não foram divulgados.
O relatório destaca que as exportações colombianas de café recuperaram grande parte do terreno perdido com os bloqueios e caíram apenas 11%, para 986.000 sacas de 60 kg de café verde, ante 1.111.000 sacas exportadas no mesmo mês de 2020.
No acumulado do ano, as exportações cresceram 2%, para mais de 5,8 milhões de sacas de 60 kg, ante as mais de 5,7 milhões de sacas exportadas no primeiro semestre de 2020.
Nos últimos 12 meses, as exportações de café caíram 2%, para 12,6 milhões de sacas de 60 kg, ante as mais de 12,8 milhões de sacas exportadas no ano anterior, enquanto até agora neste ano cafeeiro permaneceram praticamente sem mudanças.
Relativamente à produção mensal registada, tal como para o mês de Maio, por esta ser calculada com base na procura, o valor não é divulgado para o mês de Junho visto que não corresponderia à produção real, dadas as alterações substanciais nas variáveis, já a caminho de normalizar.