Abics lança manual de café solúvel para baristas

Publicado em 18/09/2020 15:23

O café é uma das bebidas que mais se transformou nos últimos tempos nas mesas dos consumidores devido à diversidade de ofertas do produto, como gourmet, monodoses, bebidas funcionais, entre outras, e dos métodos de preparo. Essas mudanças resultaram na profissionalização dos baristas e na sua importância para o setor.

Atenta a esse cenário de constante evolução, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) acaba de lançar o Manual de café solúvel para baristas. “Com a inclusão desse exclusivo material nas grades das principais escolas de formação em barismo, pretendemos contribuir com a capacitação desses profissionais, de maneira que tenham total conhecimento do segmento de solúvel”, explica Eliana Relvas, cafeóloga, especialista em avaliação sensorial e consultora da entidade.

O conteúdo, que foi desenvolvido pela Abics em parceria com todas as indústrias de café, tem o objetivo de levar o máximo de informação sobre o café solúvel aos baristas, profissionais que têm contato direto com os consumidores em geral.

“O manual apresenta toda a cadeia produtiva do produto, incluindo as etapas que envolvem a entrada da matéria-prima, processos de secagens existentes no mercado brasileiro, metodologia de avaliação sensorial criada especificamente para a categoria, métodos de preparo e outras formas de consumo, além das certificações  existentes e receitas com o solúvel”, detalha.

A oficialização e o lançamento do manual de café solúvel para baristas se deram com a assinatura de convênios entre a Abics e o Museu do Café de Santos, que é referência no Brasil, e o Centro de Preparação de Café do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP). O manual é gratuito para download e pode ser acessado no site da Abics (clique aqui).

Bons ventos para o avanço no consumo de café solúvel

O café solúvel segue trajetória de grande evolução no mercado interno, mesmo diante dos impactos econômicos gerados pela pandemia da Covid-19. “O lançamento do manual vem em momento oportuno em face do expressivo aumento do consumo no mercado brasileiro, que cresceu, no ano, mais de 10% graças às variedades de produtos à disposição do consumidor e a sua praticidade de uso”, avalia o diretor de Relações Institucionais da Abics, Aguinaldo Lima.

O consumo acumulado de janeiro a agosto de 2020 chegou a 14,903 mil toneladas, registrando um incremento de 10,1% na comparação com as 13,536 mil toneladas consumidas em mesmo intervalo do ano passado. “O tipo spray dried evoluiu 9,5% e o freeze dried teve crescimento de 23,6%. Os cafés solúveis importados, embora sejam volumes pequenos, também colaboraram para o avanço na comparação com o mesmo período de 2019”, conclui.

Tags:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras
undefined