Nova safra de café: Floradas já começam a ser registradas em Minas Gerais; produtor agora aguarda retomada das chuvas

Publicado em 03/09/2020 14:51 e atualizado em 03/09/2020 16:41

A maior região produtora de café do Brasil, Minas Gerais, já começou a registrar as primeiras floradas da safra 21. A expectativa agora do produtor está voltada para as condições do clima daqui para frente, saber se a estação chuvosa retorna para garantir o bom pegamento da florada.

As condições das lavoura tanto no sul de Minas Gerais, como no Cerrado Mineiro levanta um alerta para os produtores, tendo em vista que o tempo está muito seco, com temperaturas elevadas e as previsões mais recentes ainda não indicam o início da estação chuvosa. 

Segundo dados do Sismet, sistema de controle de chuvas da Cooxupé, no Cerrado Mineiro já acumula 101 dias consecutivos sem ocorrência de chuva com mais de 2 milímetros de precipitação. Geovane Ferreira da Cunha, produtor em Santo Antônio do Quebranzol, há 53 km de Patrocinio-MG, já registrou as primeiras floradas e conta que a última chuva foi registrada em meados de junho.

"Até que no momento as plantas estão com vigor, mas o mais preocupante são as altas temperaturas. Se não chover nos próximos 20 dias, vamos ter perdas muito grandes", comenta.  Mesmo sem chuvas expressivas, a passagem de uma frente fria por Minas Gerais, foi o que ajudou o florescimento das plantas neste período. Segundo relato de produtores, a florada foi registrada principalmente em áreas sem irregação. 

Veja florada registrada no Cerrado Mineiro: 

 
Florada em tempo seco na região do Cerrado Mineiro 

 

Em São Pedro da União/MG, o produtor Fernando Barbosa também já fez os primeiros registros. "o que estamos observando que geralmente no mês de agosto principalmente em nossa região de São Pedro da União as lavouras descansadas que não tiveram produção alta nessa safra 2020 elas já estão com potencial para abertura de flores", comenta.

Fernando destacou ainda que dentro do cenário ideal, para garantir o bom pegamento da florada, é necessário que chova pelo 30 mm de precipitação, mas que durante o mês de agosto apenas 10 mm foram registrados na sua propriedade. "Já se falam que outubro poderá se reverter porem muitos já entraram com chamado esqueletamento e reforma das lavouras de café", comentou. 

Veja florada registrada em São Pedro da União:



Floradas registradas em São Pedro da União/MG
 

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a massa de ar seco continuará predominante na região Sudeste do Brasil nos próximos sete dias. Segundo o modelo Cosmo, as frentes continuarão restritas ao Rio Grande do Sul no período. 

Quanto às temperaturas, os mapas de previsão indicam mínimas de 14 graus e máximas ultrapassando os 30 graus na próxima semana. Além disso, o Inmet segue monitorando a umidade relativa do ar no estado, que pode ficar abaixo dos 20% em todo o estado.   

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras
undefined