Procafé: Leprose diferenciada em cafeeiros na região Norte de Minas

Publicado em 04/09/2019 11:28

A Leprose é uma doença de cafeeiros provocada pelo vírus da mancha anular, que pode incidir em folhas, ramos e frutos da planta. Ela tem distribuição bem ampla, porem sua maior gravidade tem acontecido em regiões mais quentes e secas, como ocorre no Triangulo Mineiro. A enfermidade é transmitida pelo ácaro da leprose ou ácaro plano, Brevipalpus phoenicis. Nos citrus o vírus é conhecido por Citrus leprosis vírus (CiLV) e transmitido pelo mesmo ácaro.

Em lavouras de café no Norte de Minas, em Pirapora e Bocaiuva, a doença tem apresentado condições de ocorrência e sintomatologia diferenciadas. Nas condições distintas se destaca  a área da planta afetada. Na leprose normal as folhas internas da planta são as mais atacadas. Ainda, na condição normal a parte mais atacada dos cafeeiros é o lado voltado para o sol da tarde, face mais quente das plantas. Na situação do Norte de Minas o ataque é maior nas folhas externas e atinge os últimos pares de folhas. O lado com maior ataque se inverte, com maior infecção do lado da linha de cafeeiros voltado para o sol da manhã, ou seja, na face mais sombreada e fria da planta.

Diferença marcante é observada, também, quanto ao tipo de sintomas. Na leprose normal as lesões se desenvolvem na forma de círculos translúcidos e tem tamanho maior. Na condição de ocorrência no Norte de Minas, as lesões são pequenas e aparecem como pontos amarelados, sem círculos característicos. Nessa condição nova observa-se  bastante desfolha pela doença.

O diferencial observado na ocorrência da leprose, nas lavouras de café no Norte de Minas, pode ser devido à presença de outra estirpe do vírus, o que é comum em doenças viróticas e, ainda, a um hábito diverso do ácaro transmissor, o que deve ser objeto de estudos posteriores. Ressalta-se que a variedade plantada em maior escala nas 2 regiões é a mesma, a Catuai.

J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé e Lazaro Soares  Pereira – Eng Agr e John Duarte- Tec. Agr. Fda Ouro Verde

Tags:

Fonte: Procafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café abre agosto pressionado pela safra brasileira, apesar da preocupação do setor
Com 75% de área colhida, recebimento da Cooxupé deve ficar abaixo de 7 milhões de sacas na safra 24
Café: Mercado limita baixas, mas ainda opera com desvalorização
Brasil amplia exportação e consumo de café solúvel no primeiro semestre de 2024
Café abre agosto recuando mais de 300 pontos em Nova York
Negócios de café seguem lentos no Vietnã, prêmios caem na Indonésia