Colheita de café em área da Cooxupé tem trabalhos acelerados

Publicado em 12/06/2019 14:42

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café dos cooperados da Cooxupé, maior cooperativa cafeeira do mundo, atingiu 26,65% da área plantada até 7 de junho, bastante à frente do ritmo estabelecido nos anos anteriores, informou a instituição nesta quarta-feira.

Em igual período do ano passado, a colheita havia alcançado apenas 11,47% da área, e desde de 2015, ao menos, não ultrapassava os 13% neste momento da safra, disse a Cooxupé em um relatório.

Alguns cafeicultores brasileiros disseram anteriormente que o período de colheita veio mais cedo neste ano, em parte por conta das floradas adiantadas no ano passado.

Eles também relataram problemas com a maturação dos grãos em diferentes épocas, o que provavelmente afetará a qualidade da safra.

O Brasil deverá ter uma safra menor de café em 2019, pelo fato de ser um ano de baixa no ciclo bienal de produção do país, que alterna anos de maiores e menores colheitas.

A Cooxupé, maior exportadora de café do Brasil, afirmou que a colheita na principal região produtora, o sul de Minas Gerais, atingiu 30,93% da área cultivada. O trabalho de campo tem ritmo mais lento no Cerrado mineiro, onde agricultores colheram 17,19% da área.

A Cooxupé espera que a safra na área de atuação dos cooperados atinja 7,6 milhões de sacas em 2019, ante 8,4 milhões de sacas em 2018.

Tags:

Por: Marcelo Teixeira
Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de café do Brasil em 2025 pode ter perdas devido ao clima, diz Cooxupé
Café fecha 4ª-feira (31) em queda, mas termina julho no positivo
Após abrir dia em alta, café registra perdas nas bolsas de Nova York e Londres
Café itensifica alta dos preços futuros em Nova York no início desta quarta-feira (31)
Café/Cepea: Preço médio do arábica é o maior desde fev/22
Em dia de volatilidade, café fecha com leve variação positiva em NY e negativa em Londres