Adido dos EUA vê estabilidade na exportação de café da Colômbia em 19/20

Publicado em 21/05/2019 15:19

NOVA YORK (Reuters) – A produção e as exportações de café colombiano em 2019/20 devem permanecer estáveis em relação à temporada anterior, de acordo com relatório do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em Bogotá, publicado nesta segunda-feira.

A estimativa para a produção cafeeira em 2019/20 é de 14,3 milhões de sacas, inalterada ante o ano anterior, enquanto as exportações totais são previstas em 13,3 milhões de sacas, número igualmente inalterado.

A Colômbia visa impulsionar sua produção para 18 milhões de sacas nos próximos anos, por meio de melhorias na produtividade.

A produção já cresceu significativamente, graças a um programa de replantio, pelo qual as árvores antigas são substituídas por novas, de variedades resistentes a doenças.

Segundo o relatório, que cita o grupo nacional de cafeicultores Fedecafé, o rendimento médio se manteve em 18,2 sacas por hectare em 2018, 32% acima dos níveis da última década.

O consumo doméstico da café na Colômbia deve crescer 5,8% na comparação anual. As importações devem avançar quase 13% em relação ao ano anterior, para 480 mil sacas, mas ainda abaixo dos altos níveis vistos em 2017/18, disse o adido.

(Reportagem de Ayenat Mersie)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de café do Brasil em 2025 pode ter perdas devido ao clima, diz Cooxupé
Café fecha 4ª-feira (31) em queda, mas termina julho no positivo
Após abrir dia em alta, café registra perdas nas bolsas de Nova York e Londres
Café itensifica alta dos preços futuros em Nova York no início desta quarta-feira (31)
Café/Cepea: Preço médio do arábica é o maior desde fev/22
Em dia de volatilidade, café fecha com leve variação positiva em NY e negativa em Londres