Café: Mercado reage na Bolsa de Nova York nesta tarde de 5ª com movimentações técnicas
As cotações futuras do café arábica operam com alta de mais de 100 pontos nesta tarde de quinta-feira (02) na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). O mercado realiza ajustes depois de queda expressiva na véspera com coberturas de posições registradas.
Por volta das 12h03 (horário de Brasília), o vencimento julho/19 tinha alta de 130 pontos, negociado a 92,35 cents/lb. Já o setembro/19 avançava 120 pontos, a 94,70 cents/lb e o dezembro/19 tinha valorização de 115 pontos, cotado a 98,30 cents/lb.
O mercado do arábica na ICE encerrou a sessão anterior com queda de 200 pontos. Nesta manhã de quinta-feira, no entanto, ajustes técnicos passaram a ser vistos, com altas no principais vencimentos. O patamar de 90 cents/lb seguiu mantido.
Além do movimento de ajuste, ainda da parte técnica, segundo reportam agências internacionais, o mercado também tem suporte de cobertura de posições vendidas na sessão. O dólar sobe mais de 1% no Brasil nesta quinta-feira, mas não impacta os preços externos.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas no início da semana, Fernando Maximiliano, analista da INTL FCStone, disse que o mercado tem oscilado mais acompanhando fatores técnicos do que fundamentais, mas pontou as expectativas de ampla oferta.
"Após quedas seguidas, o que tem acontecido agora é resultado de variações do dólar, de cobertura de posições lá em Nova York e não tem nenhuma novidade em termos de fundamento. A expectativa continua de uma grande safra", disse o analista da INTL FCStone.
No Brasil, no último fechamento, o tipo 6 duro era negociado a R$ 386,00 a saca de 60 kg em Guaxupé (MG) e em Poços de Caldas (MG) estavam valendo R$ 373,00.