Preços do café arábica em NY atingem patamares abaixo dos custos de produção do Brasil

Publicado em 08/04/2019 15:29

As últimas baixas no mercado do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) fizeram com que os preços ficassem abaixo dos custos de produção do Brasil, que é o maior produtor e exportador do grão. As informações são da Dow Jones Newswires.

Na sexta-feira (08), o vencimento maio/19 encerrou a sessão em baixa, cotado a 93,20 cents/lb, mas o mercado acumula perdas de quase 14% nos últimos dois meses acompanhando as informações de ampla oferta global e câmbio. O arábica recua gradativamente desde 2014.

Com o café no patamar de 93 cents/lb, os futuros operam abaixo dos custos de produção, que estão na casa de 95 cents/lb, segundo a OIC (Organização Internacional do Café). Esses são os níveis mais baixos de 2005, quando atingiram 86 cents/lb.

Para outras origens, o problema é ainda pior, já que muitos desses países fazem acordos de comércio justo, que estabelecem preço mínimo de 140,00 cents/lb. Esses acordos estabelecem que compradores paguem o mínimo previsto, mas em caso de excesso de oferta são complicadas as negociações.

"Quase todos os produtores estão sofrendo com os níveis atuais", disse para a agência o diretor executivo da Federação Colombiana de Produtores de Café, ou FNC.

* Com informações da Dow Jones Newswires

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
undefined