Diretor do Mapa participa de encontro mundial sobre café no Quênia

Publicado em 26/03/2019 12:26

O diretor de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sílvio Farnese, participa, de segunda (25) a sexta-feira (29), da 124ª Sessão do Conselho Internacional do Café, em Nairóbi, no Quênia. No evento no país africano, promovido pela Organização Internacional do Café (OIC), são discutidos temas como a sustentabilidade da cafeicultura, o mercado mundial, os níveis do preço do grão e políticas nacionais do setor.

De acordo com Farnese, as discussões incluem campanhas para aumento do consumo da bebida nos países produtores. O Brasil consumiu no último ano cerca de 35% da sua produção, o que equivale a cerca de 21 milhões de sacas/60kg. A outra parte da produção, cerca de 35 milhões de sacas/60kg, é exportada, principalmente, para a União Europeia, Estados Unidos e Japão.

A OIC é o principal fórum intergovernamental que trata das questões do café. Seus integrantes representam 38 países exportadores e 32 importadores. Respondem por 97% da produção mundial de café e 80% do consumo global. O Brasil, maior produtor mundial de café, domina cerca de 35% do mercado internacional.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de café do Brasil em 2025 pode ter perdas devido ao clima, diz Cooxupé
Café fecha 4ª-feira (31) em queda, mas termina julho no positivo
Após abrir dia em alta, café registra perdas nas bolsas de Nova York e Londres
Café itensifica alta dos preços futuros em Nova York no início desta quarta-feira (31)
Café/Cepea: Preço médio do arábica é o maior desde fev/22
Em dia de volatilidade, café fecha com leve variação positiva em NY e negativa em Londres