Empresa capixaba treina equipe da Nestlé sobre uso consciente da água na agricultura

Publicado em 12/02/2019 09:23
Especialistas em irrigação darão treinamento sobre o aumento da produtividade e boas práticas no campo

Produzir mais gastando menos água. Essa é a proposta da capacitação técnica que será promovida por Elídio Torezani e Abel Fonseca, respectivamente diretor e gerente comercial da Hydra Irrigações, para uma equipe da Nestlé, composta por três supervisores agrícolas da empresa e seis técnicos do mesmo segmento, que são funcionários de cafeeiras parceiras da multinacional.

O encontro será realizado nesta quinta-feira (14), na fazenda Kitanda, do grupo A4 Agrícola e Pecuária Ltda, localizada em Guaratinga, na Bahia. Estão programadas discussões teóricas, demonstrações de resultados de irrigação e debates sobre o tema, além da apresentação do caso de sucesso da fazenda.

De acordo com o diretor da Hydra Irrigações, Elídio Torezani, o objetivo é capacitar a equipe da Nestlé para transmitir informações técnicas sobre irrigação e economia de água aos produtores de café vinculados à marca. “Serão dadas orientações teóricas e realizadas atividades de campo sobre aumento da produtividade e diminuição do consumo de água”, explica o diretor da Hydra Irrigações.

O supervisor agrícola da Nestlé Alan Libardi explicou que o objetivo do treinamento é aprimorar o manejo e o uso consciente da água por meio da irrigação para o alcance de bons resultados produtivos e de melhor rentabilidade para os produtores que participam do programa da empresa que subsidia o desenvolvimento de boas práticas na agricultura, chamado Nescafeplan. “Sabemos que a água é um dos principais recursos disponibilizados pela natureza”.

Ainda segundo Alan Libardi, a capacitação técnica é uma forma de compartilhar os conhecimentos e levar tecnologia ao produtor, além de contribuir para que as próximas gerações permaneçam no campo. “O futuro alimentício sai dali. Toda a cadeia ganha”.

Caso de sucesso

Um caso de sucesso que será apresentado por Elídio Torezani e Abel Fonseca à equipe é o do manejo da irrigação por gotejamento na fazenda Kitanda, em Guaratinga, na Bahia, onde será realizado o treinamento.

No local, existem cerca de 200 hectares de café divididos em cinco projetos independentes. Todos eles são equipados com estruturas automatizadas de operação, filtragem e injeção de fertilizantes. Sensores de solo identificam o momento adequado de irrigar e de adubar. Essa estratégia tem como resultado uma produtividade de até 137 sacas por hectare, promovendo a economia de água e de fertilizantes na fazenda Kitanda, do grupo A4.

De acordo com Alan Libardi, os bons resultados da Hydra Irrigações e a confiabilidade da empresa foram as razões pelas quais ela foi escolhida para o treinamento. “A Hydra é uma das empresas mais importantes, com credibilidade, transparência e bom trabalho desenvolvido em campo”, afirma ele.

Tags:

Fonte: Hydra Irrigações

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de café do Brasil em 2025 pode ter perdas devido ao clima, diz Cooxupé
Café fecha 4ª-feira (31) em queda, mas termina julho no positivo
Após abrir dia em alta, café registra perdas nas bolsas de Nova York e Londres
Café itensifica alta dos preços futuros em Nova York no início desta quarta-feira (31)
Café/Cepea: Preço médio do arábica é o maior desde fev/22
Em dia de volatilidade, café fecha com leve variação positiva em NY e negativa em Londres