Cafés Especiais: Minasul abre inscrições para o 26º Concurso Qualidade Minasul de Café

Publicado em 22/08/2018 15:31
De 1993 para cá, foram muitas as parcerias que viabilizaram a realização ininterrupta dos concursos e muito café bom que brotou de lugares inusitados.

Há 26 anos pouco se falava em cafés de qualidade e termo “cafés especiais” nem existia, mas a Minasul, vanguardista como sempre, já apoiava ideias inovadoras, que pudessem valorizar o café dos seus associados. Dentre suas irmãs, em todo país, foi a primeira cooperativa de café do Brasil a realizar um concurso de qualidade entre os cafés de seus associados, com o objetivo de ajuda-los a projetar seus produtos para os melhores compradores do mercado.

De 1993 para cá, foram muitas as parcerias que viabilizaram a realização ininterrupta dos concursos, cafés de qualidade brotaram de lugares inusitados e produtores que sequer imaginavam ter um produto tão excelente nas mãos. Entre tantas revelações e surpresas boas, um fato permanece inalterado durante todo esse tempo: café excelente continua sendo café excelente e cuidado para se produzir um excelente café, continua sendo primordial.

Esta semana a Minasul abre novamente as inscrições para mais um concurso, sendo que, dessa vez, será a responsável por todo o processo. As melhores amostras dos seus campeões serão levadas até os compradores nos Estados Unidos e Europa, através da Wolthers Douque, parceira comercial do Minasul USA e da Minasul Europe, estruturada na parceria com a UPC, Union de Productores de Café, sediada em Durham, no norte da Inglaterra - parceria esta que visa levar aos mercados europeu e Oriente Médio, de forma direta, a variedade de cafés especiais produzidos por seus cooperados.

Na oportunidade, renova o convite para todos os seus associados, sejam eles de quais municípios forem. Todos são bem-vindos e muito importantes para o sucesso do concurso como um todo.

De acordo com Francisco Lentini, Coordenador do Departamento de Cafés Especiais, e um dos organizadores do concurso, a expectativa é por um novo recorde de amostras inscritas, primeiro passo para o sucesso do evento. “Quanto mais associados interessados e amostras inscritas, maior o nosso universo de possibilidades”, ressalta.

Ele lembra ainda que a inscrição para o concurso é só mais um procedimento do cafeicultor que já está com seu café armazenado na Minasul. “Cada cooperado pode inscrever apenas uma amostra na categoria natural e outra na categoria cereja descascado. Essa amostra deve vir do seu melhor lote, cuidadosamente identificado pelo departamento de cafés especiais. Aí é só aguardar e torcer por um bom resultado”.  As chances de obter melhores preços aumentam consideravelmente para o produtor que tem seu lote incluído entre os 30 classificados. “Entrar para o time dos finalistas já é uma grande vitória, que vem agregada com a valorização do produto.  Além de um preço mínimo bem acima do mercado, já garantido aos finalistas, o café ainda vai a leilão podendo atingir preços surpreendentes”, adianta. 

Outra medida encorajadora para os participantes, é que todos podem inscrever seus lotes de café com até 30 sacas (peneira 16 acima) para concorrer, o que aumenta as chances de agregar valor a um percentual maior do produto.

A expectativa, de acordo com Maria Claudia Porto, Relações Internacionais, é muito positiva. “A cada concurso observamos o quanto nossos produtores e nossa região ainda tem a revelar ao mundo. Há um mercado aberto e ávido por cafés especiais, com qualidades peculiares e nós sabemos que a região é um grande celeiro. O que o concurso se propõe a fazer é investigar, peneirar e identificar onde estão essas preciosidades e quem são os produtores mais apaixonados pelo seu negócio. O concurso é como um garimpeiro em busca de preciosidades, pepitas valiosas em forma de grãos”.

Leia atentamente nosso regulamento, procure a Minasul para esclarecer qualquer dúvida e inscreva a sua amostra de café até o dia 20 de setembro. O jantar de premiação dos vencedores será realizado em 18 de outubro. Participe! Estamos prontos para conectá-los a um universo apaixonado pelo seu café!

SERVIÇO
Inscrição e entrega das amostras: 20/08/2018 a 20/09/2018
Divulgação dos finalistas: 05/10/2018
Preparo dos lotes: 08/10 a 17/10/2018
Encerramento e divulgação: 18/10/2018
Fechamento venda: 19/10/2018

Fonte: Minasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços