CNC: Produtores de café conilon e robusta podem se associar à BSCA

Publicado em 10/08/2018 14:15
Excelência e resultados dos empresários que trabalham com Coffea Canephora abriram portas da principal entidade de cafés especiais do Brasil

Na terça-feira, 7 de agosto, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), entidade que compõe o quadro de associados do Conselho Nacional do Café (CNC), comunicou que abriu aos empresários da cadeia produtiva dos cafés conilon e robusta a possibilidade de se filiarem à instituição.

A decisão, de acordo com a BSCA, deu-se após uma série de análises e observações do trabalho que os produtores da espécie Coffea Canephora realizam no Brasil, focando cada vez mais em qualidade, excelência e alcançando resultados muito expressivos.

"Esse é um motivo de satisfação, pois a cafeicultura brasileira é única, sem distinção de espécies e variedades. É, também, um reconhecimento da excelência que os empresários da cadeia dos cafés conilon e robusta vêm realizando, puxados, no Espírito Santo, por exemplo, pelas pesquisas do Incaper, pela liderança de nossas cooperativas e do braço capixaba da OCB, tão bem coordenados pelo nosso conselheiro diretor Bento Venturim, presidente do Sicoob Central ES", destaca o presidente do CNC, Silas Brasileiro.

No Brasil, as duas variedades da espécie Coffea Canephora mais cultivadas são conilon e robusta. Em 2018, elas representarão aproximadamente 24% da produção nacional, com a colheita estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 13,7 milhões de sacas de 60 kg (safra total de 58 milhões de sacas). Os principais Estados produtores da espécie são Espírito Santo, Bahia e Rondônia.

Fonte: CNC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
Preços do café trabalham em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (23)
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
undefined