Campeonato Brasileiro de Torra de Café ocorrerá em Curitiba (PR)

Publicado em 06/07/2018 12:33
Competição classifica o campeão para o Campeonato Mundial da categoria

Os profissionais de torrefação colocarão seus conhecimentos à prova na busca pelo título do Campeonato Brasileiro de Torra de Café, que será realizado, de 1º a 5 de agosto, no Mercado Municipal de Curitiba (PR). O evento é uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceira pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 
Esta é a segunda edição da competição no país e conta com as empresas Probat Leogap e Lucca Cafés Especiais como anfitriãs. Os torrefadores inscritos terão que planejar e elaborar a melhor torra para o café oficial do evento e passarão por três etapas: treinos com café e equipamentos oficiais para elaborar seu plano de torra; classificação física do café oficial por defeitos e peneira; e torra do café oficial, que será avaliado por um time de quatro juízes sensoriais e um juiz principal.
 
O júri do campeonato será presidido pelo polonês Lukasz Jura, representante da World Coffee Events (WCE), expert em competições de torra e coordenador dos trabalhos dos juízes na edição de 2017 no Brasil. Esses profissionais analisarão o desempenho dos torrefadores com base em critérios como comparação da torra executada com o plano de torra informado, avaliação sensorial do café torrado e classificação física correta, que é a novidade da competição neste ano e foi incluída por ser uma etapa obrigatória no campeonato mundial. O campeão brasileiro será aquele que for mais fiel à curva de torra planejada e obtiver maiores notas na bebida.
 
O Campeonato de Torra de Café é classificatório para o World Coffee Roasting Championship, uma das competições promovidas pela WCE, portanto o campeão brasileiro carimbará seu passaporte para a disputa do mundial, que terá data e país informados futuramente.

Fonte: BSCA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços