Agricultura capixaba deve produzir mais em 2018, com destaque para o café

Publicado em 20/04/2018 11:10

Para 2018 as expectativas para a agricultura capixaba são positivas, principalmente na cafeicultura. De forma geral, a estimativa de produção para a agricultura é de 5,5 milhões de toneladas, resultado 7,4% maior na comparação com o ano de 2017. A previsão é de aumento de 2,8% na área colhida e 4,5% no rendimento médio. Os dados estão reunidos na 13ª edição do Boletim da Conjuntura Agropecuária, uma publicação online elaborada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Além da previsão da produção agrícola para 2018, o documento também apresenta os dados da produção animal de 2017. As expectativas são positivas principalmente para a cafeicultura. Nos anos anteriores, a produção foi baixa, principalmente devido às condições climáticas desfavoráveis. Segundo o IBGE, a expectativa é de que sejam colhidas 12,6 milhões de sacas, entre arábica e conilon.

Para a produção animal do ano de 2017, os dados da Pesquisa Trimestral de abate de animais, leite e produção de ovos de galinha registraram crescimento da produção em todos os setores na comparação com o ano anterior. Comparando a produção dos últimos 12 meses, destaca-se o aumento de 13,9% na produção da bovinocultura de corte e 12,1% na produção de carne suína.

Sobre o Boletim da Conjuntura

O objetivo deste documento é oferecer de forma resumida e organizada as principais informações referentes à evolução da produção e dos mercados, além de disponibilizá-las, uma vez que atualmente não estão facilmente acessíveis. O conteúdo apresentado poderá auxiliar o produtor rural na tomada de decisão com relação à atividade desenvolvida, e os gestores na elaboração de políticas públicas. O Boletim é estruturado de acordo com análise da conjuntura agropecuária capixaba, a partir dos levantamentos estatísticos, acompanhados de tabelas, gráficos e distribuição espacial da produção, com base nos dados discutidos e aprovados pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias – GCEA do Espírito Santo, órgão colegiado coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. As informações são obtidas por intermédio das Comissões Regionais de Estatísticas Agropecuárias – Corea e consolidadas em nível estadual pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias – GCEA/ES. É importante destacar que as informações agrícolas mensais por município obtidas são preliminares e de responsabilidade do GCEA/ES.

Para acessar o boletim é só clicar: https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/123456789/3084/1/BRT-boletimconjunturaagropecuaria-13-mar.18-incaper.pdf

Fonte: Incaper

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços