Café: Safras estima comercialização 2017/18 do Brasil em 89%

Publicado em 12/04/2018 09:59

A comercialização da safra de café do Brasil 2017/18 (julho/junho) chegou a 89% até o dia 11 de abril. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em quatro pontos percentuais.

As vendas estão no mesmo ritmo do ano passado, quando 89% da safra 2016/17 estava comercializada até então. No entanto, a comercialização está à frente da média dos últimos 5 anos, que é de 86% para esta época.

Com isso, já foram comercializadas 45,04 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2017/18 de café brasileira de 50,6 milhões de sacas.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização de café perdeu ritmo, o que é natural nesse período de entressafra. "É verdade que o interesse de venda aumentou, diante da proximidade de uma safra recorde no Brasil. No entanto, o preço baixo e a falta de agressividade da demanda externa por café do Brasil ainda mantém distante as pontas e ajuda a tirar liquidez dos negócios", aponta Barabach.

No caso do arábica, o produtor vendeu 87% da safra, um percentual ligeiramente abaixo de igual período do ano passado (88%), mas acima da média para o período do ano (85%). Já a comercialização de conilon alcança 94% da safra, contra 89% de igual período do ano passado e 88% de média. "A chegada da safra nova muda o foco de compra, o que reduz o ritmo de vendas do conilon disponível", diz o consultor.

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra
Colheita de café no Brasil avança rapidamente e chega a 74%, diz Safras