Café: Safras & Mercado estima produção recorde de 60,5 mi de sacas na safra 2018/19 do Brasil

Publicado em 11/04/2018 18:25

A safra 2018/19 de café do Brasil pode totalizar produção recorde de 60,5 milhões de sacas de 60 kg, segundo estimativa da consultoria Safras & Mercado. O volume pode representar um aumento de até 20% ante a temporada 2017/18, apontada em 50,6 milhões de sacas.

Segundo o analista da Safras, Gil Carlos Barabach, a estimativa de safra recorde ocorre em um cenário de bienalidade positiva das lavouras de arábica, com a retomada da safra de conilon depois de anos seguidos de seca e as condições climáticas favoráveis à granação nesse início de 2018.

"É verdade que o atraso nas floradas, associado à seca e à temperatura acima da média no início da primavera em 2017 colocaram em xeque o potencial produtivo do arábica, especialmente na Mogiana em São Paulo e no Sul de Minas. No entanto, as lavouras conseguiram se recuperar", disse Barabach.

Para o analista, a safra de conilon promete ser o grande destaque desta safra. "Depois de uma sequência de três de anos de safras baixas, em função da falta de chuva, a produção de conilon do Espírito Santo deve se recuperar bem em 2018, o que garante o avanço de conilon nacional", afirma.

A produção total de café arábica na temporada deve totalizar 44,8 milhões de sacas, com aumento de 16% contra 2017/18 (38,5 milhões de sacas). Já a de conilon foi indicada em 15,7 milhões de sacas, com avanço de 30% na comparação com 2017/18 (12,1 milhões de sacas).

A colheita da safra 2018/19 do país deve começar nos próximos dias e a estimativa divulgada nesta quarta foi realizada através de sondagem com cooperativas, produtores, exportadores, comerciantes, armazenadores e secretarias de agricultura.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
undefined