Café: Safras & Mercado estima produção recorde de 60,5 mi de sacas na safra 2018/19 do Brasil

Publicado em 11/04/2018 18:25

A safra 2018/19 de café do Brasil pode totalizar produção recorde de 60,5 milhões de sacas de 60 kg, segundo estimativa da consultoria Safras & Mercado. O volume pode representar um aumento de até 20% ante a temporada 2017/18, apontada em 50,6 milhões de sacas.

Segundo o analista da Safras, Gil Carlos Barabach, a estimativa de safra recorde ocorre em um cenário de bienalidade positiva das lavouras de arábica, com a retomada da safra de conilon depois de anos seguidos de seca e as condições climáticas favoráveis à granação nesse início de 2018.

"É verdade que o atraso nas floradas, associado à seca e à temperatura acima da média no início da primavera em 2017 colocaram em xeque o potencial produtivo do arábica, especialmente na Mogiana em São Paulo e no Sul de Minas. No entanto, as lavouras conseguiram se recuperar", disse Barabach.

Para o analista, a safra de conilon promete ser o grande destaque desta safra. "Depois de uma sequência de três de anos de safras baixas, em função da falta de chuva, a produção de conilon do Espírito Santo deve se recuperar bem em 2018, o que garante o avanço de conilon nacional", afirma.

A produção total de café arábica na temporada deve totalizar 44,8 milhões de sacas, com aumento de 16% contra 2017/18 (38,5 milhões de sacas). Já a de conilon foi indicada em 15,7 milhões de sacas, com avanço de 30% na comparação com 2017/18 (12,1 milhões de sacas).

A colheita da safra 2018/19 do país deve começar nos próximos dias e a estimativa divulgada nesta quarta foi realizada através de sondagem com cooperativas, produtores, exportadores, comerciantes, armazenadores e secretarias de agricultura.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços