Thiago Sabino é o campeão brasileiro de baristas em 2018

Publicado em 30/01/2018 10:13
Profissional da cafeteria Cafés Especiais do Brasil, de São Paulo, Sabino superou 23 concorrentes e representará o Brasil no campeonato mundial, em Amsterdã, Holanda

No elegante ambiente da Casa Camolese, situada no Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ), Thiago Sabino (ao centro na foto), da cafeteria Cafés Especiais do Brasil, de São Paulo (SP), foi eleito, no domingo, 28 de janeiro, campeão do 17º Campeonato Brasileiro de Baristas. Esse é o segundo título do profissional, que alcançou sua primeira conquista na 14ª edição da competição. Como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
 
Ao superar outros 23 concorrentes, Thiago Sabino será o representante do Brasil no campeonato mundial, o World Barista Championship, que ocorrerá em Amsterdã, na Holanda, entre 20 e 23 de junho, durante a feira World of Coffee. O segundo lugar da competição nacional ficou com o barista João Augusto Michalski, da Cafe du Coin (à esquerda na foto), e a terceira colocação com André Martinelli (à direita na foto), da Baden Torrefação. A fase final do campeonato brasileiro foi supervisionada pelo norueguês residente na Áustria John Stubberud, juiz certificado e representante da organização World Coffee Events (WCE), e teve como juízes principais Luiz Salomão, representante da BUNN no Brasil, e José Renato Figueiredo, barista, torrador e produtor, de São Sebastião do Paraíso (MG).
 
Para a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, cada vez mais os baristas brasileiros demonstram sua constante capacitação, o que é fundamental para a promoção da excelência dos cafés do País. "Nossos profissionais vêm evoluindo constantemente e é um orgulho para a BSCA poder contribuir com esse processo através dos campeonatos. Os baristas são fundamentais para que o café seja mais valorizado junto aos consumidores finais e, também, para a criação de uma cultura cada vez mais forte relacionada aos cafés especiais no Brasil", destaca.
 
Na 17ª edição do Campeonato Brasileiro de Baristas, os 24 participantes prepararam, em cada etapa, quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas originais de assinatura, sendo avaliados por juízes sensoriais e técnicos. Com base em critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso, o júri elegeu os campeões da competição.
 
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation" é desenvolvido em parceria por BSCA e Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
 
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 ao mesmo mês de 2018 e os mercados-alvo são: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Fonte: BSCA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
undefined