Cooxupé vai recuperar 290 hectares de Áreas de Preservação Permanente em Guaxupé (MG)

Publicado em 09/10/2017 16:35

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé fará a recuperação de 290 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), dentro de uma área equivalente a 406 campos de futebol, no município guaxupeano, onde fica sua sede. O trabalho integra o projeto pioneiro Minas D’água, criado pela própria Cooxupé para promover a restauração das APPs localizadas na cabeceira da Bacia do Rio Guaxupé (que abastece os 50 mil habitantes da cidade), por meio da revitalização de nascentes e matas ciliares nas propriedades rurais da área. A apresentação do projeto aconteceu na matriz da Cooxupé, no dia 28 de setembro.

Junto com as empresas parceiras – Mother Parkers, Coffee America e Balcoffee – a Cooxupé doará para os produtores rurais mudas para plantio nas APP’s, além de auxiliá-los na transferência de tecnologias e fornecimento de materiais como mourões de cerca e arames farpados, além de conhecimentos sobre metodologias para a restauração dessas áreas. Com investimento previsto de 1 milhão de dólares, o projeto envolverá nesta primeira etapa 95 produtores rurais. O trabalho de recuperação será em três bacias situadas nos bairros Japy, Nova Floresta e Consulta, concentrando no total 484 nascentes. Somente no Japy, por  exemplo, estão concentradas 336. “É um projeto inovador para Guaxupé. Com ele, pretendemos garantir a melhoria e a quantidade da água do município, um recurso imprescindível para a qualidade de vida de toda comunidade”, destaca o presidente da cooperativa, Carlos Paulino.

Além de colaborar com a preservação do recurso hídrico que abastece a cidade de Guaxupé, a Cooxupé e as empresas parceiras estão colaborando para que os produtores estejam dentro da legalidade do Código Florestal. “Parabenizamos a cooperativa por esta iniciativa que levará a conscientização de forma voluntária aos produtores”, comentou o promotor de Meio Ambiente de Guaxupé, Claudio Marins, se referindo ao CAR – Cadastro Ambiental Rural que impõe aos produtores a preservação de APP’s.

O vice-prefeito de Guaxupé, Heber Hamilton Quintella, enalteceu o compromisso social da Cooxupé com a cidade e apresentou o trabalho que vem sendo feito para as melhorias do Parque Municipal da Mogiana do município. “80% do trabalho já está efetivado”, disse.

Luiz Ricardo Zavagli, engenheiro agrônomo e colaborador do Instituto Estadual de Florestas (Muzambinho), destacou a parceria do IEF com o Minas D’água. “A água é o bem que mais tem valor no mundo e temos que trabalhar em cima disso para a conservação desse recurso tão importante para nós e para as gerações futuras”, afirmou.

Fonte: Cooxupé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços