Café: Espírito Santo volta a proibir irrigação de lavouras em todo o estado

Publicado em 14/09/2017 15:45

Os produtores rurais de todo o Espírito Santo e cafeicultores capixabas, já que o estado é o maior produtor de café conilon do Brasil, estão proibidos de realizar a irrigação de lavouras diante das as condições climáticas recentes. A medida foi publicada no DIO/ES, nesta segunda-feira (11) e restabelece o Cenário de Alerta.

A Agerh (Agência Estadual de Recursos Hídricos) informou ao Notícias Agrícolas que "a captação de água para fins que não sejam o abastecimento humano está proibida em todo o Estado durante o dia, das 5 às 18 horas". Não há prazo para suspensão da medida.

No ano passado, a mesma medida chegou a ser aprovada pelo governo do estado em meio a uma severa seca que impactou fortemente a produção de conilon. Foi a pior safra dos últimos 10 anos. A colheita da temporada 2017/18 já foi finalizada, com expectativa de produção entre 6,5 milhões a 8 milhões de sacacas de 60 kg.

Os reflexos das intempéries climáticas recentes devem aparecer em 2018/19. Cerca de 80% das lavouras de café do estado utilizam irrigação e as plantas que vão produzir no ano que vem estão em fase de floração. Neste momento, a planta necessita ainda mais de água para desenvolvimento dos frutos.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra