Estoques europeus de café sobem pelo quarto mês consecutivo e atingem 11,77 milhões de sacas

Publicado em 04/08/2017 15:57

Os estoques europeus de café subiram em abril e maio pelo terceiro e quarto mês consecutivo, disse a Federação Europeia de Café na quinta-feira (3). As informações são da agência de notícias financeiras Dow Jones Newswires.

Os estoques de café em abril subiram 3,78%, ou 25.097 toneladas do grão. O total de café em cinco portos no final de abril foi de 668.716 toneladas (11,15 milhões de sacas de 60 kg). A ECF, sigla em inglês de Federação Europeia de Café, acompanha os estoques nos portos da Antuérpia, Hamburgo, Genova, Le Havre e Trieste.

Em maio, os estoques do grão na Europa avançaram 2,52%, ou 17,331 toneladas. O total de grãos nas cinco localidades europeias no final de maio foi de 706.047 toneladas (11,77 milhões de sacas).

A Antuérpia foi uma das principais impulsionadoras do impulso nos estoques em ambos os meses, representando 18.463 toneladas das mais de 42 mil toneladas adicionadas em abril e junho.

O aumento nos estoques em abril também foi ajudado pelo ingresso de 13.418 toneladas de Gênova, onde caíram em seis dos nove últimos meses até abril. Gênova também contribuiu com 3.043 toneladas para o número de maio.

Hamburgo também foi uma importante fonte em ambos os meses, somando 3.152 toneladas em abril e 5.205 toneladas em maio.

Trieste perdeu 1.556 toneladas em abril, mas depois adicionou 2.674 toneladas em maio aos estoques europeus.

A organização também já rastreou anteriormente os estoques de Bremen, mas deixou de fazer isso no final de janeiro, após um período de 14 meses no qual os números do porto não estavam disponíveis.

Com as últimas 103.706 toneladas de Bremen subtraídas do total da ECF em janeiro, os estoques oficiais caíram nesse mês. Excluindo Bremen, o total de grãos nos outros cinco portos aumentaram por sete meses consecutivos.

Tradução: Jhonatas Simião

Fonte: Dow Jones Newswires

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços